Para a comemoração dos 81 anos de Goiânia, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/GO) vem identificando e conectando ações artísticas e culturais, governamentais e não-governamentais, que fazem a cidade “mais viva”. Surgiu assim o Ocupa Goiânia, uma ação de reconhecimento provocada pelo CAU-GO no intuito de presentear a cidade, conectando alguns coletivos de artistas, arquitetos e urbanistas e cidadãos, que têm em comum a reflexão e a prática de apropriação de espaços urbanos.
Em alguns lugares, a capital parece não mais promover a qualidade urbana necessária para interação dos cidadãos que nela vivem. Mas, reparando bem, uma série de iniciativas governamentais e não-governamentais resiste, buscando amenizar a aridez desse território, por meio da arte e da cultura.
As atividades que fazem parte do evento são gratuitas e abertas ao público e estão programadas para ocorrer até o dia 02 de novembro de 2014 em diversos locais da capital. O Ocupa Goiânia confirma a existência de um conjunto de iniciativas pré-existentes que convergem para a região central da cidade, justificando a escolha dos espaços de realização de muitos dos eventos integrados neste projeto.
PROGRAMAÇÃO
e/ou
- Responsável: Nega Lilu Editora
- Data: até 31 de outubro
- Local: parques e pontos de ônibus
- Intervenção literária com graffiti (stencil). Textos curtíssimos gravados em pisos, nos parques e pontos de ônibus de Goiânia, buscando diálogo instantâneo com o usuário da cidade. O traçado da trilha poética terá acesso democratizado por meio de geotagging.
[OcUpE]mOs Os pArqUEs
- Data: Instalação Permanente
- Local: A instalação estará em diversas ações: Domingo no Beco, MudA Ocupa Bacião, POR ACASO Tardes de improviso, Urban Sketchers Goiânia, Cinealmofada, Não jogue lixo na praça
- Autor:Tiago Botelho Alberto
- Ocupação do espaço público dos Parques já existentes em Goiânia, com cAdEIrAs recicladas a partir de paletes usados, criando oportunidade para as pessoas pararem e se sentarem (semelhante ao que ocorre no Jardin du Luxembourg, em Paris, e na Times Square, em New York). O desenho da cadeira proposto dá total liberdade às pessoas de deslocarem as cAdEIrAs pelo espaço do Parque e de utilizarem em grupo, individualmente, para almoçar, contemplar, ler um livro, fazer um desenho e/ou sonhar enquanto olham o lago. As cadeiras terão cores diferentes que irão animar o espaço, assim como podem ser recolhidas todos os dias, com facilidade de arrumar em pilha.
Prototipagem de intervenção urbana na Praça Universitária
- Responsável: Sobreurbana
- Data: 31 de outubro
- Local: Praça Universitária, frente ao Palácio da Cultura
- A Sobreurbana irá prototipar ideias para melhorar as condições de uso e ativar o espaço em frente à entrada do Palácio da Cultura, a partir de soluções rápidas, simples e baratas, trazidas do placemaking.
MudA Ocupa Bacião
- Responsável: Hábil Produção
- Data: 24 de outubro, às 14h
- Local: Bacião - Setor Sul (entrada pela R. 115 e R. 116)
- Proposta de ação-ocupação para intervenções urbanas e artísticas na região conhecida como Bacião do Setor Sul. Realização de ações para revitalização e preservação do espaço como um ponto de encontro da cidade. As atividades do dia fazem parte da programação do projeto de arte urbana MUdA, que acontece em Goiânia entre os meses de outubro e novembro. Saiba mais em: www.habilproducao.com
Arte da vez
- Responsáveis: Maiene Horbylon / Marcelo Peralta
- Data: 24 de outubro, 19h às 23h
- Local: Casulo Moda Coletiva
- No aniversário de Goiânia, o Casulo Moda Coletiva vai realizar mais uma edição do Arte da Vez, com Marcelo Peralta lançando duas gravuras em homenagem à capital goiana.
Saída fotográfica Goiânia em Fotos
- Responsável: Goiânia em Fotos
- Data: 25 de outubro, às 16h
- Local: Praça universitária com trajeto feito em grupos por vários pontos da cidade, inclusive na ação POR ACASO que está dentro das programação do Ocupa.
- Saída fotográfica, com a equipe executora do Goiânia em Fotos, aberta ao público. A temática da saída fotográfica será o Ocupa. No início da atividade haverá uma mini-oficina sobre composição fotográfica analógica, de celular, modo pré-definição e feedback. O convite ao público ocorrerá através da página do Goiânia em Fotos no facebook.
POR ACASO – Tardes de improviso
- Data: 25 de outubro, 17h às 20h
- Local: casAcorpO (Rua 233, esquina com Av. 243, n 1370, final da Rua Sem Saída, Setor Leste Universitário, Goiânia – Goiás)
- POR ACASO tardes de improviso é uma jam session de música e dança (e outros inesperados improvisos). Convidamos a cidade, artistas e desavisados a se reunirem para improvisarmos músicas e danças quentíssimas. Intervenções urbanas abertas, democráticas e seriamente celebrativas. Este encontro pode ser chamado de, por acaso, tardes de improviso.
- Os anfitriões e provocadores dos improvisos são o grupo musical Vida Seca e o ¿por quá? grupo de dança. Projeto realizado desde o ano de 2012, inicialmente em frente à antiga sede da Fábrica Cultura Coletiva na rua 3 do Centro e agora, em 2014, na rua sem saída da casAcorpO onde os grupos realizadores são residentes. Desde sua criação já aconteceram 12 edições em Goiânia e uma no Museu de Arte do Rio na cidade do Rio de Janeiro.
“Não jogue lixo na praça” (ou Mais beleza Menos lixo)
- Responsável: Mirian Mendonça + Coletivoador (Radarani Oliveira)
- Data: 26 de outubro, 16 às 18h
- Local: Praça da quadra F-36, Setor Sul (entrada pela R. 88)
- As pracinhas de fundo de quadra no setor sul recebem grande quantidade de lixo, o que torna estes espaços sujos e desagradáveis. A proposta é coletar e separar o lixo, em ação educativa e interativa, com performances que falem sobre os efeitos nocivos do lixo, e quais ações podem ser tomadas ter pra tornar mais bonitos os espaços públicos de Goiânia.
Circuito da Cultura – Saco de Galhofas
- Responsável : Marcos Lotufo (Saco de Galhofas/Geppetto)
- Data: 28 de outubro, 18h às 22h
- Local: Ilha da Galhofa (Al. Henrique Silva) e no bar cultural El Atelier (Rua 1.014)
- O Saco de Galhofas, encontro permanente de grupos culturais e artísticos com moradores do Setor Pedro Ludovico que culmina em um grande encontro anual no mês de maio (em 2014 aconteceu o 11º encontro), está ampliando suas atividades na região e propõe a implantação do “Circuito da Cultura”, um projeto de incentivo à leitura que será caracterizado por estantes de livros à disposição para empréstimo, troca etc ... e local para divulgação e exposição de interesse cultural do setor Pedro Ludovico e da cidade com atividades artísticas (música, teatro, exposições, performances, etc).
Como você se dissolve?
- Responsável: Camila Serra Souza
- Data: 30 de outubro, a partir das 9h
- Local: Centro (Percurso: Av. Araguaia, na frente da loja Novo Mundo até a Rua do Lazer)
Como você se dissolve?
Será que pelo menos você se permite dissolver?
Nossas vidas são assim, uma correria sem fim, onde sempre temos que estar aparentemente bem. Arrumados, despojados, intelectos e bem humorados.
E quando nos dissolvemos. Realmente nos vemos?
Será que nos vemos como alguém?
Será que alguém nos vê como uma pessoa?
Como você se dissolve?
Será que é no seu espelho?
O espelho que te vê?
O que é dissolver?
Vamos ver oque o espelho te revela.
Intervenção-Convite_UFG
- Responsável: Escritório Público de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFG
- Data: 30 de outubro, às 16h
- Local: Praça seca da Vila Cultural (atrás do Teatro Goiânia)
- A celebração do aniversário de Goiânia, em seus 81 anos de vida, será realizada como uma intervenção-convite para o uso do espaço público. Goiânia é tomada como uma criança se comparada a outras cidades centenárias, e até milenares, mundo afora. O tema infantil, povoado de balões, pula-pulas, pipoca, algodão doce, bolo e presentes é o disparador de um evento urbano cheio de ambiguidades entre a inocência infantil e a traquinagem como forma de subversão da ordem. Uma criança em desenvolvimento que cresce com problemas de déficit habitacional, lugares vazios, centro terrivelmente abandonado e altos índices de desigualdade social merece uma comemoração como possibilidade de suscitar questionamentos sobre sua história e configuração.
Descasca-se Laranjas
- Responsável: Cássia Nunes
- Dia: 31 de outubro, às 16h30
- Local: Bosque dos Buritis
- Release: Descascar laranjas, descascar a si mesma. Somos constituídos por uma multiplicidade de elementos, de camadas. Casca, pele, polpa, sementes, sumo, bagaço. Manifestamos e acessamos tais elementos em diferentes situações, a partir de inúmeros olhares que cotidianamente nos atravessam. Evidenciando a temática do olhar, a artista utiliza a laranja como metáfora para tratar das relações entre interioridade e exterioridade do eu e as possibilidades de estabelecer trocas intersubjetivas mediadas por sua ação performática.
Trajeto com Beterrabas
- Responsável: Ana Reis
- Dia: 31 de outubro, às 16h30
- Local: Bosque dos Buritis
- Release: Ao apropriar-se da ação de ralar beterrabas levando-a até a exaustão, a performance apresenta um processo de transformação, criando um ambiente de acumulações e tingimento. A repetição dos gestos e o cansaço imprimem desenhos no corpo e no espaço ativando as potencialidades de deslocamento e reinvenção da ação cotidiana no território urbano.
Árvores de Goiânia
- Responsável: Elisa A. França
- Data:01 de novembro, às 9h
- Local: Praça do Bandeirante (na árvore em frente a loja Flávios)
Antes que todas as árvores desapareçam das calçadas de Goiânia, propõe-se um passeio para conhecê-las e contemplá-las. Apoiadas pelo olhar, afinal, elas podem resistir, em toda a sua beleza. Com tudo o que as árvores oferecem às pessoas, elas só têm a ganhar.
Brinquedo, Brincadeira e outras poesias...
- Responsável: Família Santiago Santos
- Data: 02 de novembro de 2014 – Horário: 10hr
- Local: Parque Flamboyant
- A Família Santiago Santos é a união entre o artista de rua Bulacha e a atriz Sandra Santiago que culminou no primeiro espetáculo intitulado Brinquedos Brincadeiras e Outras Poesias. O espetáculo propõe um dialogo entre brinquedos e brincadeiras tradicionais da cultura popular e a tal nanotecnologia que reflete uma cultura virtualizada e minimalista, onde o indivíduo se distancia da realidade passando a ter somente uma vida pautada em relações intermediadas pelo universo da internet.
Para mais informações sobre o Ocupa Goiânia, por favor, acesse a página do evento no facebook.