-
Arquitetos: Grzegorz Layer
- Área: 92 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Dorota Zyguła-Siemieńska
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em Katowice uma antiga fábrica têxtil abandonada ganhou uma nova vitalidade depois de meses de reforma. Uma parte do edifício foi adotada para se tornar um atelier de um alfaiate e o showroom da Poszetka.com - produção de moda masculina. A filosofia da marca assume uma proposta artesanal para acessórios únicos voltados para o público masculino, como gravatas, lenços de bolso e lenços de pescoço.
A fábrica renovada está localizada em uma rua atraente que tenta provar suas aspirações culturais e potencial de design. Os interiores do edifício histórico foram organizados para combinar as duas funções - de produção e de área de vendas. Toda a propriedade tem aproximadamente 100 metros quadrados e está dividida em duas zonas.
A parte empregada como área de vendas e o escritório preserva o caráter histórico dos interiores das indústrias têxteis com belos mezaninos e exemplos de produção de resíduos, como luminárias e ganchos de pendurar. A outra área é o atelier do alfaiate, repleta de maquinário e estantes de armazenamento.
A ideia do projeto era amarrar os interiores depois de sucessivas reconstruções. Originalmente existiam cinco ambientes separados, onde hoje em dia existe apenas um grande espaço aberto. Os interiores são banhados de luz natural através de grandes janelas da área de vendas, localizadas na fachada principal e nos fundos.
Essas são as condições ideais de um display de produtos apropriado e uma atmosfera de trabalho em geral. A maioria das atividades de escritório acontecem nos espaços internos. Ainda assim, os espaços de trabalho não relacionados com vendas não estão isolados totalmente. Assim, os clientes entram em contato com o processo de produção e podem literalmente ver as etapas de desenvolvimentos dos produtos e aprender sobre a empresa a partir de seus interiores.
Os interiores são mantidos nas cores claras que enfatizam o senso de amplitude do espaço e sua capacidade. Adotam-se elementos originais restaurados do edifício, como os tijolos antigos, as madeiras naturais e construções de aço, assim como o piso de concreto com textura irregular que provam seu caráter industrial. Além disso, uma justaposição de móveis antigos do proprietário em exposição no showroom e formas modernas e minimalistas complementam o projeto.