-
Arquitetos: Hlc.r architect, dmvA architecten
- Área: 1800 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Frederik Vercruysse
-
Fabricantes: POTTEAU LABO
Conceito: ausência do arquiteto
‘Hof van Busleyden’ consiste em um complexo de edifícios, construídos em tijolo e arenito que replicam o estilo gótico tardio, em torno de três espaços externos: o pequeno pátio ao norte com pinheiros, um central retangular que é pavimentado com paralelepípedos e o cidade jardim orientado a sul. Desde 1938 funciona como um museu da cidade. O edifício foi protegido como patrimônio.
O museu
A 'Hof van Busleyden' é o principal objetivo do museu de Mechelen, ao mesmo tempo que é a ligação para algumas fugas turísticas. Em contraste com o centro comercial, 'Grote Markt' pode ser visto como o centro do patrimônio cultural. Ao norte da 'Grote Markt' há uma concentração de edifícios importantes. Andar pelas rotas cênicas é experimentar o passado.
Localização como um objeto do museu, parte da cidade
No conceito proposto, a própria localização do 'Hof van Busleyden', o museu da cidade central, é sublimada a um objeto do museu, já que este intensifica a cultura urbana local e está integrado no tecido da cidade. Pela sequência de rotas, pátios e jardins, bares, esplanadas e uma livraria em anexo, o museu é parte essencial da cidade. Assim, este deve ser criado por meio de intervenções mínimas. A habitação do zelador datada do século 19 será demolida e substituída por um volume de construção contemporânea, com uma pele de tiras de aço verticais.