Um grupo de estudantes do projeto Dartmoor Arts -liderados pelo arquiteto Jerry Tate-, projetou e construiu uma ponte em apenas cinco dias, vivenciando a experiência prática da construção em escala real.
A estrutura de madeira de 19 metros de comprimento se localiza em Devon, Inglaterra, e é composta por uma plataforma que emerge de um lado do rio e se direciona para as árvores, fechando e abrindo os triângulos que a envolvem para controlar as perspectivas internas.
A primeira intenção era conectar duas áreas isoladas, criando um passeio circular para seus proprietários. A segunda intenção era criar um espaço de meditação no meio da ponte.
Devido ao curto prazo, os modelos foram construídos simultaneamente à concepção do projeto, colocando imediatamente em prova os conceitos desenvolvidos.
Desdobrando-se até ambas as margens do rio, a ponte segue suavemente a pendente, minimizando sua inclinação. A plataforma de circulação se fecha através de uma série de triângulos que se aproximam e afastam para destacar determinadas vistas.
A envoltória de madeira se abre para expor uma plataforma onde as pessoas podem se sentar e mergulhar seus pés na água do rio.
O sistema estrutural da ponte é composto por quatro trechos que totalizam 19 metros de comprimento. Duas vigas retas se estendem sobre estacas; entre elas há duas vigas que seguem a curvatura da plataforma. O sistema é rápido de montar e permite que a plataforma seja fixada tanto no centro como nas bordas da estrutura.
Mais detalhes aqui.