Três finalistas foram selecionados para prosseguir no concurso de ideias “Future Ground”, promovido pelo Van Alen Institute (VAI) e pela New Orleans Redevelopment Authority (NORA). Cada um dos participantes receberá uma bolsa de US$ 15 mil para investigar e desenvolver estratégias políticas e de projeto de longo prazo para a reutilização de terrenos desocupados em New Orleans.
"Frequentemente, terrenos vagos eram vistos como remanescentes ou ausências na cidade do século XX", descreveu o VAI. "Hoje, com uma massa crítica de projetistas, políticos, acadêmicos, artistas, ativistas e moradores desenvolvendo projetos piloto, estudos minuciosos e novos tipos de urbanismo em propriedades abandonadas, é possível imaginar esses terrenos como parte integrante da cidade futura."
“Future Ground desenvolverá estratégias para trazer pequenos projetos fragmentários à escala da vizinhança e da cidade; desenvolverá políticas para apoiar estratégias promissoras de projeto; tornará essas estratégias flexíveis e participativas o bastante para que se sustentem nas próximas gerações; e compartilhará recursos com uma rede crescente de indivíduos e coletivos inovadores que estão reutilizando os terrenos desocupados em outras cidades do país."
Os três finalistas são:
The New Orleans Land Exchange: NOLEX (imagem acima) é uma estrutura projetiva concebida para transformar lotes vagos que acumulam débitos em terrenos produtivos, protegendo, assim, a saúde e a segurança pública.
Autores: Kristi Cheramie da Ohio State University com Jacob Boswell, Mattijs van Maasakkers, e Jennie Miller
TEAM PaD explorará a política como uma ferramenta de projeto, considerando a propriedade alternativa e as estruturas legais, fiscais e de desenvolvimento para reconsiderar as políticas urbanas estabelecidas no contexto "pós-Katrina" de capital coletivo de ideias.
Autores: James Dart do escritório DARCH com Deborah Gans, LoriAnn Girvan, e Marc Norman
Team Stoss focará em desenvolver estratégias para New Orleans baseadas em energias locais, impulsionando valores ecológicos, cívicos e de infraestrutura.
Autores: Chris Reed, Scott Bishop, e Amy Whitesides do escritório STOSS Landscape Urbanism com Ann Yoachim, Byron Stigge, Jonathan Tate, Kate Kennen, Liz Ogbu, Jill Desimini, Teresa Lynch, e Michael Brady
As três equipes do Future Ground iniciaram, no final de outubro, o período de pesquisa, projeto e encontro com especialistas locais.