O Grupo Safra, controlado pela família do banqueiro brasileiro Joseph Safra, acaba de anunciar oficialmente a compra do edifício 30 St Mary Axe – apelidado de “The Gherkin” – projetado por Norman Foster e localizado no centro financeiro de Londres.
O valor preciso da compra não foi anunciado, mas o Financial Times estima que o grupo tenha desembolsado cerca de £726 milhões (aproximadamente R$2,9 bilhões). Segundo o comunicado do Grupo Safra, "Em apenas dez anos, este edifício tornou-se um marco de Londres e se distingue de outros no mercado com excelente potencial de crescimento. A aquisição é consistente com nossa estratégia imobiliária de investir em propriedades que são verdadeiramente especiais - nas melhores localidades das grandes cidades.”
O edifício foi colocado à venda no início deste ano por um preço mínimo de £650 milhões (R$ 2,6 bilhões) após seus proprietários, a empresa de private equity Evans Randall e o fundo alemão IVG, não honrarem um empréstimo. Eles haviam comprado a torre da seguradora Swiss Re em 2007, por £600 milhões.
O arranha-céu – inaugurado em 2004 – possui 180 metros de altura, 41 pavimentos e 47.000m² de escritórios, além de um restaurante e um bar.
Referência: Época Negócios