A primeira Bienal de Arquitetura de Chicago tem agora um nome oficial: "The State of the Art of Architecture". Tomando seu nome de uma conferência organizada em Chicago em 1977 por Stanley Tigerman, que focava no estado da arquitetura dos EUA naquele momento, a Bienal do próximo ano pretende expandir o discurso para o campo "internacional e intergeracional".
Além do nome, a Bienal também anunciou seu primeiro grande projeto, um ensaio fotográfico de Chicago por Iwan Baan, que contextualizará os diversos marcos do skyline de Chicago na paisagem urbana mais ampla e no dia a dia da cidade.
Saiba mais sobre o tema da Bienal e veja outras fotografias de Baan, a seguir.
O objetivo de The State of the Art of Architecture é firmar o lugar de Chicago na história como um lugar de inovação arquitetônica. A arquitetura "permeia os registros fundamentais da vida cotidiana", explicam os diretores Joseph Grima e Sarah Herda, e a bienal "fará um balanço dos modos extraordinários que arquitetos, artistas, designers, planejadores, ativistas e políticos de todo o mundo estão enfrentando esses desafios hoje."
Iwan Baan foi convidado a exemplificar essa abordagem, com seu renome mundial refletindo o escopo da bienal. "Talvez melhor que qualquer outro, ele incorpora a natureza globalizada da arquitetura no século XXI: viaja incessantemente, raramente ficando mais que alguns dias em cada país e poucas semanas em cada continente", explicam.
Mas não é apenas seu status que torna Baan adequado para primeira comissão da Bienal de Chicago; sua obra também incorpora o foco dual do evento, na escala global mas também como a arquitetura se relaciona com indivíduos em pontos específicos no tempo.
Enquanto se preparam para a abertura da bienal em outubro de 2015, os diretores Joseph Grima e Sarah Herda consultarão outros arquitetos internacionais, como David Adjaye, Elizabeth Diller, Jeanne Gang, Frank Gehry, e Stanley Tigerman, além da crítica Sylvia Lavin, do presidente do Prêmio Pritzker, Lord Peter Palumbo, e do curador do Serpentine Gallery, Hans Ulrich Obrist.