Definido pelos organizadores como "um convite a pensar este território a partir da imaginação de um futuro possível e os caminhos para buscá-lo", durante 2014 o Município de San Carlos e o Departamento de Governo de Maldonado (Uruguai) convocaram a população a participar do concurso de ideias de desenho e planejamento territorial para a rota que atravessa o balneário La Barra, a sete quilômetros a leste de Punta del Este.
O concurso buscava transformar esta região da rota em uma avenida com perfil urbano que prioriza o pedestre, hierarquizando a centralidade de serviços, a cultura e o comércio de La Barra, além de criar uma interconexão mais fluida com o balneário José Ignacio.
A seguir, conheça a proposta do Escritório Leonardo Noguez Arquitectos, um dos três ganhadores do concurso uruguaio.
Dos arquitetos: o crescimento de La Barra e sua área de influência nos últimos anos, junto com as novas variáveis sociais, econômicas e ambientais em um contexto de internacionalização do balneário servem de base para pensar em uma proposta que articule as oportunidades do presente e afronte de maneira criativa os desafios do futuro.
Esta proposta urbana procura ações que integram urbanismo, arquitetura, paisagem, ecologia e desenho. Fomentando novos cenários urbanos, acompanhados do sentido comum, preocupados pela cotidianidade dos espaços, a interação ambiental e urbana através de novos usos e dispositivos.
Os espaços foram projetados segundo o desenvolvimento sustentável, atenuando o crescimento residencial disperso, a ocupação de áreas de preservação e a escassez de equipamentos urbanos, e propiciando a participação das pessoas na criação de uma comunidade mais coesa e solidária.
ESTRUTURA CIRCULATÓRIA
A estrutura circulatória é uma grande debilidade e ameaça para o crescimento e desenvolvimento de todo o território ao leste de "Arroyo Maldonado". Por isso, foi proposto um conjunto de operações que convertem a "Ruta 10" em um passeio, priorizando a qualidade do espaço público, propiciando o desenvolvimento comercial e consolidando os circuitos culturais.
O desenho propõe uma definição clara entre circulações de pedestres, ciclovias e veículos, de maneira que não exista interferência entre elas.
PAVIMENTAÇÃO
Não se trata somente de responder a uma função, mas sim de compor e definir um espaço dotado de significado. A pavimentação convertida em um padrão de desenho de 3 peças pré-fabricadas, cuja combinação permite diversas formalizações e retoma elementos da silhueta da ponte Leonel Viera, confere coerência ao espaço público.
CICLOVIAS
A bicicleta é um dos meios de transporte urbano mais sustentáveis. Requer menos recursos naturais e produz menos resíduos que qualquer outro. Por sua vez, também contribui para uma melhoria na saúde, reduz custos, economiza tempo e fortalece vínculos sociais.
Esta proposta deve vir acompanhada de uma campanha de mobilidade como política pública, mediante iniciativas público-privadas, a fim de favorecer e promover o uso de bicicletas, propondo um sistema de empréstimo e aluguel de bicicletas, infraestrutura de apoio aos ciclistas, estações com indicações e mapas de percursos.
EQUIPAMENTO URBANO
Valorizar o espaço público com áreas flexíveis, duradouras, cheias de interação, de mistura de atividades, de intensidades e materialidades diversas. Propõem-se materiais simples como concreto e madeira, com desenhos que se adaptam e integram com a estética de uma cidade balneária.
Espera-se, com o resultado, fazer com que os espaços se convertam em patrimônio de memória coletiva do lugar e criem uma conexão emocional com o usuário que sente o espaço como seu, vivendo, desfrutando e respeitando.
ACESSIBILIDADE
As calçadas serão projetadas contemplando a legislação vigente que respeita a acessibilidade de pessoas com deficiência. Para isso, foram construídas rampas em desníveis e pisos táteis para pessoas cegas ou com visão reduzida.
PAISAGISMO
O tratamento da paisagem é um aspecto fundamental na qualidade de uma área urbana, onde os espaços verdes possuem um papel importante para garantir a sustentabilidade social e ambiental.
A flora nativa será utilizada como parte do desenho que pretende, além de ressaltar a percepção visual e a experiência estética, valorizar a identidade local.
Concurso
Concurso Urbano para La BarraPrêmio
Primeiro LugarArquitetos
Estudio Leonardo Noguez ArquitectosLocalização
La Barra, UruguaiEquipe de Projeto
Arq. Leonardo Noguez, Arq. Roberto Suarez, Etelvina BorgesPaisagismo
Juan Pablo ImbelloneÁrea
300000.0 m²Ano do Projeto
2014