Nossos parceiros da Escola da Cidade compartilharam conosco o vídeo do debate com os arquitetos André Vainer e Marcelo Ferraz realizado em homenagem ao centenário de Lina Bo Bardi.
A partir de sua convivência e colaboração com Lina Bo Bardi, os arquitetos contam estórias que ilustram como a relação da arquiteta com a cidade era diferente dos demais profissionais, sempre buscando materiais e técnicas locais e sendo fortemente influenciada pela situação política do momento. Apresentam também um pouco sobre a exposição “A Arquitetura Política de Lina Bo Bardi”, organizada pelos mesmos no SESC Pompéia.
“É impressionante como parece que hoje é muito difícil fazer uma arquitetura essencial, simples, durável, de fácil manutenção.”
André Vainer é arquiteto e urbanista formado pela FAU-USP (1980). Foi sócio do escritório André Vainer e Guilherme Paoliello (1978 a 2009), que teve trabalhos premiados e destacados nas premiações do IAB de 2000, 2002 e 2004; Prêmio Master Imobiliário (2000); nas II, IV, VI e VII Bienais Internacionais de Arquitetura de São Paulo e na premiação Top XXI da revista Arc Design (2007). Atualmente é titular do escritório André Vainer Arquitetos e professor da Escola da Cidade, orientando alunos de TFG.
Marcelo Ferraz é arquiteto e urbanista formado pela FAU-USP (1978), é sócio do escritório Brasil Arquitetura, onde tem realizado vários projetos com premiações no Brasil e exterior. É também sócio fundador da Marcenaria Baraúna, onde desenvolve projetos de mobiliário, desde 1986. Foi colaborador de Lina Bo Bardi (1977 a 1992) e de Oscar Niemeyer (2002). Lecionou na Washington University in Saint Louis, EUA (2006) como professor convidado e na Escola da Cidade, em São Paulo, na disciplina de projeto.
Via Escola da Cidade