O Departamento de do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) divulgou essa semana os projetos premiados no concurso para a requalificação do MIS do Rio de Janeiro.
O concurso tinha como objetivo selecionar a melhor proposta de intervenção para o edifício do MIS na Lapa, e faz parte de um conjunto de ações que visa fazer da instituição uma referência internacional da cultura brasileira.
Veja a seguir os projetos premiados:
PRIMEIRO LUGAR - Silvio Oksman (SP)
"O nível de acesso do MIS PRO é uma extensão da calçada, livre de controles. O piso público invade o interno, como uma rua, num convite ao espaço expositivo, à loja, ao café, e aos demais programas. Este partido dialoga com o projeto em construção em Copacabana, no qual a fachada é uma extensão do calçadão. A relação direta da fachada com a rua definiu a implantação da administração e das residências no edifício existente. Esta solução também permite o uso deste edifício independente dos demais programas. Na sequencia do percurso uma grande galeria de exposições que permite a visualização geral do conjunto. No piso inferior – subsolo – está implantada toda a parte de recepção e triagem do acervo, com acesso controlado."
SEGUNDO LUGAR - Pedro Varella (RJ)
"O projeto busca articular e recriar os espaços livres do terreno, tornando-os parte do sistema de três edifícios que compõe o conjunto, invertendo a lógica de estruturação de cheios e vazios. Neste caso, o vazio é estruturador do que será ocupado. Isto se deve a leitura deste lote por sua estreiteza e densidade direcionando as operações de projeto na lógica da otimização dos fluxos e máxima racionalidade."
TERCEIRO LUGAR - André Lompreta de Oliveira (RJ)
"O espaço funciona como FÁBRICA DE CULTURA, produzindo, preservando e aproximando a cultura áudio-visual ao público, gerando interação entre acervo, profissionais e público. Assim o Museu será um espaço cultural de alta qualidade, atrativo para os diversos públicos, desde o profissional pesquisador e produtor até o frequentador do bairro e até turista que encontra no MIS um surpreende espaço colaborativo com uma rica representação multimídia da cultura carioca."
MENÇÃO HONROSA - Matias Revello Vazquez (RS)
"O edifício configura-se como um HUB, conectando sociedade e pesquisa num espaço atualmente carente de equipamentos culturais entre os Arcos e a escadaria Selaron. Buscou-se desta forma estabelecer uma relação franca com o MIS, proporcionando conexão com a rua, criando permeabilidade sem contudo perder o caráter da Lapa de ser democrática, mistura social, ponto de encontro da zona sul e norte, agregando camadas sociais diferentes, que compartilham experiências comuns."
MENÇÃO HONROSA - Pablo Emilio Robert Herenu (SP)
"O projeto se configura como uma expansão do espaço urbano para o interior do lote, franqueando o acesso no nível térreo, onde se localizam todos os programas de acesso livre público. Após percorrer a rua de exposições proposta, o visitante chega a um largo do museu situado no miolo da quadra, entre o edifício existente e o novo anexo. Animado pela presença do café e do auditório, o largo permite a realização de encontros, feiras, exposições, apresentações musicais e projeções de filmes ao ar livre. Passarelas e escadas de emergência podem se transformar em plateias, permitindo uma rica diversidade de configurações."
Imagens e textos via IAB-RJ