
Como fundador do escritório Steven Holl Architects, Steven Holl é reconhecido como um dos arquitetos de maior prestígio no mundo, tendo recebido diversos prêmios por suas contribuições ao longo de quase quarenta anos de atuação profissional. Entre as premiações que recebeu, estão a Alvar Aalto Medal em 1998, a AIA Gold Medal em 2012, e o 2014 Praemium Imperiale. Em 1991 a Time Magazine elegei Holl como o melhor arquiteto da América.

Holl foi criado em Bremerton, Washington, e estudou na University of Washington em Seattle, seguindo seus estudos em Roma em 1970 e na Architectural Association School of Architecture em Londres. Após concluir seus estudos, Holl fundou seu escritório em Nova Iorque em 1976. O estúdio de 40 funcionários tem hoje sedes em Nova Iorque e Pequim e tem como diretores Steven Holl e o sócio Chris McVoy. Holl e seu escritório já foram tema de diversas exposições no MoMA e no Design Museum de Londres. Desde 1981 também atua como professor na Escola de Arquitetura e Planejamento da Columbia University.

Steven Holl Architects é conhecido por suas abordagens tipológicas e fenomenológicas, buscando transcender a experiência humana através de projetos dedicados ao lugar onde estão inseridos e de especificidade programática. Sobre sua abordagem de projeto, e escritório diz que "Os fenômenos do espaço de um ambiente, a luz do sol que entra por uma janela, e a cor do reflexo dos materiais na parede e no chão estão, todos, em uma relação integral."

As obras de Holl definem o skyline de algumas das maiores cidades do mundo - de Helsinki a Seul - e e se integram no tecido urbano de muitas cidades históricas, como Bogotá, Berlim e Amsterdã. Os projetos mais prolíficos de Holl incluem o Simmons Hall no MIT, Linked Hybrid em Pequim, Sliced Porosity Block em Chengdu, e o Edifício Seona Reid na Glasgow School of Art.

O escritório tem ainda uma grande quantidade de projetos em andamento, incluindo planos para o mais recente Maggie's Centre no Hospital St. Bart em Londres, e a proposta vencedora para o Centro de Cultura e Arte de Qingdao na China.

Em comemoração ao seu 69° aniversário, revisite, a seguir, outras matérias sobre Steven Holl publicadas no ArchDaily Brasil e no ArchDaily:
- Museu de Arte Nelson-Atkins
- Fundindo Arquitetura e Música: Philip Kennicott descreve a inspiração por trás da Galeria e Casa Daeyang de Steven Holl
- Revisando o livro 'Urban Hopes': um olhar sobre as últimas obras de Steven Holl na China
- Departamento de Filosofia da NYU
- Questões de Percepção: Fenomenologia da arquitetura