"Em cidades e países o povo é diferente e torna as cidades diferentes. A cidade é assim pois seu povo é assim."
Há 92 anos nascia em Nápoles Clorindo Testa, que antes mesmo de completar um ano de vida passou a viver com sua família na Argentina, convertendo-se mais tarde em uma das figuras mais importantes da arquitetura latino-americana. Graduado pela Universidade de Buenos Aires, o arquiteto, escultor, pintor e artista plástico se associou a um escritório juntamente os arquitetos Francisco Rossi, David Gaido e Boris Dabinovic, com quem trabalhou até 1958.
Mais informações a seguir.
O início de sua carreira como arquiteto se deu nos anos 1950, quando, pouco a pouco, foi adquirindo experiência e acumulando conquistas. Paralelamente, também se dedicou à pintura, tendo participado de inúmeras exposições coletivas e individuais.
Em 1959, junto a seu novo escritório, SEPRA, venceu o concurso para construir o Banco de Londres, cujo projeto se baseia em um complexo tratamento plástico das fachadas, jogos de cheios e vazios e monumentalidade. A partir desse projeto - uma obra paradigmática da arquitetura moderna - teve início sua carreira como arquiteto de prestígio. Entre outras de suas obras conhecidas está o Hospital Naval de Buenos Aires e a Casa di Tella.
Veja outros projetos e matérias sobre Clorindo Testa, aqui.
.