- Ano: 2007
-
Fotografias:Miran Kambic, Matevz Paternoster
Descrição enviada pela equipe de projeto. O que é de longa duração e o que é descartável foi uma das questões-chave no projeto de uma usina de reciclagem de metal, onde primeiro os materiais se acumulam, em seguida, são separados os diferentes metais residuais e, por fim, preparados para reutilização. O projeto consiste em um imenso platô de produção e dois pequenos edifícios às margens dele.
Dividimos claramente a base entre espaço flexível para uso múltiplo e espaço muito específico, não flexível. Nestes termos, o enorme platô de concreto com uma parede de separação e o edifício maciço definem o núcleo de produção atual, no entanto eles facilmente permitem a mudança de programa dentro da zona industrial. Esta enorme parte do projeto exigiu um cuidadoso planejamento no ambiente, garantindo obras menos evasivas e uma parede de concreto menor possível.
Por outro lado, o pequeno edifício de escritórios de metal funciona como uma plataforma de controle muito específica que supervisiona a pesagem dos resíduos e a saída dos metais. Pelo fato de que este uso significa uma não-adaptabilidade tivemos que permitir a reciclagem fácil e clara no local quando este edifício não for mais necessário.
Em contraste com a produção muito "sólida" que se passa no local, incorporamos alguns elementos abstratos ou, como nós gostamos de chamar, um conteúdo "poético" no projeto. Os dois edifícios são do mesmo volume, mas materialmente muito diferentes: um é feito inteiramente de concreto, enquanto o outro é todo de aço - desde a estrutura até o revestimento. Assim, os dois edifícios dialogam sobre o processo de separação dos materiais na própria usina de reciclagem de metal.