O metrô de Nova Iorque conta com 468 estações, usadas diariamente por 5,5 milhões de passageiros, números que o convertem em um lugar atrativo para a publicidade. Todavia, para o grupo Re+Public, especializado em arte e tecnologia, essa apropriação “transforma o percurso ao trabalho em um grande comercial dos últimos produtos” e não agrega nada para a cultura da cidade.
Para solucionar esse problema o grupo criou um aplicativo que permite que os artistas recuperem seus espaços de exposição e a atenção dos cidadãos.
Saiba mais a seguir.
O aplicativo para smartphones e tablets se chama “NO AD” e faz uso de realidade aumentada para substituir os anúncios publicitários nas estações e vagões do metrô por obras de arte.
A transformação de cada publicidade é possível pois os anúncios estão registrados em um banco de dados do aplicativo, que os substitui por obras criadas por 50 artistas. Já que os anúncios publicitários estão em constante mudança, os criadores do aplicativo se comprometeram em atualizar o banco de dados uma vez por mês.
O aplicativo, disponibilizado em setembro para o sistema iOS, convida os passageiros a trafegar em meio a uma exposição de arte. O projeto foi desenvolvido por PublicAdCampaign, The Heavy Projectse Jowy Romano do Subway Art Blog, que trabalharam com o Re+Public.
Via Plataforma Urbana. Tradução Romullo Baratto, ArchDaily Brasil.