O escritório Safdie Architects revelou recentemente seus planos para um "air hub" - uma grande esfera de vidro - que será construído no centro do Aeroporto Changi em Singapura, o sexto mais movimentado do mundo. O biodomo foi apresentado como um "novo paradigma" para aeroportos internacionais que atrairá a atenção para Singapura como um importante ponto de escala de voos, além de servir de destino para residentes e turistas.
Saiba mais sobre o projeto a seguir.
"Esse projeto redefine e reinventa o sentido dos aeroportos", disse o arquiteto Moshe Safdie. "Nosso objetivo era reunir a dualidade de uma vibrante praça e um grande parque urbano lado a lado em uma experiência singular e imersiva. O elemento do shopping tradicional é combinado com a experiência da natureza, cultura, educação e recreação, buscando oferecer uma experiência edificante. Ao atrair tanto visitantes como residentes locais, buscamos criar um lugar onde as pessoas de Singapura interajam com as pessoas do mundo."
Chamado de “Jewel Changi Airport”, ou apenas “Jewel” [Joia], o domo de vidro incluirá 140 mil m² de comércio, hotéis, restaurantes e áreas de entretenimento, todos conectados por jardins de diversos níveis e exuberantes trilhas de caminhada conhecidas como "Forest Valley". O elemento central, "Rain Vortex", será um cascata de 40 metros de altura alimentada pela água reaproveitada da chuva que cai do centro do domo.
O domo será apoiado em colunas estruturais em forma de árvores que circundam o limite interno do "Canopy Park".
A conclusão da obra está prevista para o final de 2018. Os arquitetos esperam que o projeto se torne um ícone na paisagem de Singapura, assim como o é outro projeto de Safdie, o Marina Bay Sands Resort, localizado nas proximidades.