Foram anunciados recentemente os vencedores do Prêmio Ascer de Arquitetura 2014 - 13ª edição do "Tile of Spain Awards" - um prestigioso reconhecimento da arquitetura em nível mundial.
A honraria é organizada pela ASCER e procura reconhecer a excelência em projetos que fazem da cerâmica um elemento essencial da obra. Este ano a premiação foi dividia em três categorias – Arquitetura, Interiores e Projeto de Final de Curso – e teve como vencedor da primeira delas o projeto da Casa no Príncipe Real, do escritório português Camarim Arquitectos.
Veja a seguir a lista de projetos vencedores:
CATEGORIA ARQUITETURA
Primeiro Lugar – Casa no Príncipe Real / Camarim Arquitectos
Menção Especial – Casa El Enroque / Ángel Luis Rocamora
Menção Especial – Casa Andamio / bosch.capdeferro arquitectures
CATEGORIA INTERIORES
Primeiro Lugar – Restauro do Claustro no Castelo Betxi / El Fabricante de Espheras
Menção Especial – Loja Bodebo / CAVAA
Menção Especial – Restauro do Hall da Administração do Sant Pau Art Nouveau Site / Joan Nogué Arbussa
CATEGORIA PROJETO DE FINAL DE CURSO
- Primeiro Lugar – Alfama 2.0 / María González Aranguren
- Menção Especial – Reabitando Bujalcayado / Irene Iglesias Román
- Menção Especial – La Nuit Américaine / Luis Rodríguez
O júri do prêmio foi composto por Martha Thorne, diretora do Prêmio Pritzker, Fernando Márquez Cecilia, diretor da prestigiosa revista de arquitetura El Croqui, Emilio Tunon, arquiteto premiado com o Prêmio Mies van der Rohe, Cino Zucchi, arquiteto italiano, Anupama Kundoo, arquiteto indiano, José María Sánchez, premiado recentemente com o BSI Swiss Architectural Award para arquitetos com menos de 50 anos, e Ramón Monfort, arquiteto espanhol.
Os vencedores das duas categorias principais – Arquitetura e Interiores – receberão um prêmio de €17,000 cada. O vencedor da categoria Projeto de Final de Curso receberá um prêmio no valor de €5,000.
Para mais informações sobre o prêmio, clique aqui.