O Fórum Jovens Arquitetos Latino-Americanos – FJAL – foi uma ideia que começou em junho de 2010, quando, em uma iniciativa independente, um grupo de jovens arquitetos de Fortaleza decidiu trazer para o debate a nova produção arquitetônica da América Latina.
Tendo como princípios básicos os recortes de idade e lugar e a escolha de arquitetos que estivessem atuando com um forte embasamento teórico – aliando, portanto, teoria e prática arquitetônicas – o fórum buscou aproximar ao máximo as experiências apresentadas com a realidade da prática cotidiana, a fim de incentivar e motivar novas formas de encarar os problemas e buscar melhores soluções para as nossas cidades.
Entre 6 e 8 de maio de 2015 ocorrerá a terceira edição do FJAL, que tem como tema “Do edifício ao território”. Hoje não é mais possível falar sobre arquitetura se restringindo apenas aos edifícios. As relações que estes estabelecem com as cidades, as interações e os usos que podem gerar ou potencializar na paisagem e no território fazem com que arquitetura hoje possa ser encarada quase como uma infraestrutura urbana.
A crescente conscientização da sociedade sobre as questões urbanas reforça esta postura, e nós, enquanto profissionais que atuam diretamente nas cidades, não podemos ficar alheios a esta discussão. A ideia do FJAL III é, portanto, através do trabalho dos arquitetos convidados, levantar este debate durante os três dias do evento.
PALESTRANTES
- Camilo Restrepo (AGENdA) / Colômbia
- Gabriel Duarte (CAMPO) / Rio de Janeiro
- Arzubialde / Argentina
- Jirau Arquitetura e Urbanismo / Recife
- Grupo Talca / Chile
- Alejandro Haiek (LAB.PRO.FAB.) / Venezuela
- Javier Sánchez (JSª) / México
- Andrade Morettin / São Paulo
- Fernando Lara / Belo Horizonte
Confira a programação do evento na aqui. Para mais informações ou para realizar sua inscrição, acesse o site do evento.