O American Institute of Architects (AIA) anunciou recentemente Moshe Safdie como o vencedor da AIA Gold Medal 2015. Elogiando-o por sua abordagem "compreensiva e humana no projeto de espaços públicos e culturais em todo o mundo, afetando milhões de pessoas e influenciando gerações de arquitetos mais jovens" o AIA acredita que o trabalho de Safdie tem tido uma influência duradoura na teoria e prática da arquitetura.
“Moshe Safdie continuou praticando arquitetura em sentido mais puro e completo da palavra, sem levar em consideração os modismos, com força para seguir seus ideais e ideias por todo o mundo em seus ensinamentos, escritos, prática e pesquisa." disse o presidente da Boston Society of Architects, Mike Davis.
O arquiteto israelense, conhecido pelo projeto do Habitat 67 em Montreal, teve como tutor ninguém menos que Louis Kahn. Desde então, atuou como educador, notavelmente como diretor do programa de desenho urbano da Harvard GSD de 1978 a 1984, e fundou escritórios em Boston, Jerusalém e Xangai.
Entre seus projetos mais importantes estão o Mamilla Center e o Yad Vashem Holocaust History Museum em Jerusalém, o Punjab Khalsa Heritage Center e o Marina Bay Sands Resort em Singapura. Recentemente Safdie divulgou panos de construir um grande "air hub" no aeroporto de Singapura.
Safdie é o 71º arquiteto a ser premiado com a AIA Gold Medal, unindo-se a visionários como Frank Lloyd Wright (1949), Louis Sullivan (1944), Le Corbusier (1961), Louis I. Kahn (1971), I.M. Pei (1979), Steven Holl (2012), Thom Mayne (2013), e Julia Morgan (2014).
Safdie será homenageado na Convenção Nacional do AIA de 2015, em Atlanta.