O escritório Steven Holl Architects foi selecionado para projetar a nova extensão de um dos museus mais antigos da Índia, o Museu Municipal de Mumbai, também conhecido como Museu Dr. Bhau Daji Lad. Selecionado dentre outros escritórios de peso, como o OMA, Studio Mumbai Architecture e Zaha Hadid, Holl é o primeiro arquiteto da história a ser escolhido através de um concurso internacional para projetar um edifício público em Mumbai.
Saiba mais sobre a proposta vencedora de Holl, a seguir.
"O projeto vencedor se distinguiu por suas qualidades escultóricas e caligráficas", aformou o comunicado oficial de imprensa. "Ele propõe um volume simples, que é animado por profundas subtrações, criando efeitos dramáticos de luz e sombra."
A nova ala norte de 10 mil metros quadrados será composta por novas galerias permanentes e temporárias, bem como um centro de interpretação, biblioteca, arquivos, instalações de conservação, uma loja com artigos relacionados ao museu e um café. Uma galeria permanente, localizada no centro da nova ala, focará na Mumbai contemporânea, celebrando seus marcos culturais e de desenvolvimento.
Steven Holl é uma dos mais proeminentes arquitetos contemporâneos, seu escritório é famoso por projetos como o Museu de Arte Nelson-Atkins e o Herning Center of the Arts na Dinamarca.
Holl continuará a trabalhar com o escritório de Mumbai Opolis Architects até a conclusão da extensão do Museu Municipal de Mumbai.
O júri do concurso era composto por:
- Sitaram Kunte
- Tasneem Mehta
- Minal Bajaj
- Shyam Benegal
- Homi Bhabha
- Vishakha Desai
- Rajiv Jalota
- Sen Kapadia
- Anand Mahindra
- Martin Roth
- Aroon Tikekar