Um antigo edifício da década de 1910 localizado na famosa Avenida São João, no centro de São Paulo, foi transformado no Palacete dos Artistas, um edifício de habitação popular destinado a artistas com mais de 60 anos e renda familiar de até três salários mínimos.
O edifício, que antes da requalificação estava abandonado, recebeu investimentos do Governo Federal, por meio do Programa Especial de Habitação Popular (PEHP), de aproximadamente R$8,2 milhões.
Inaugurado no dia 12 de dezembro, os cerca de 50 artistas que vão morar no edifício já começaram a ocupar os apartamentos. Eles são de entidades como Sindicato dos Artistas, Cooperativa Paulista de Teatro e Movimento de Moradia dos Artistas e Técnicos. Os artistas beneficiados com a nova moradia terão que destinar de 10% a 12% de sua renda mensal para o aluguel do apartamento, com contrato renovável a cada quatro anos.
Presente na inauguração do projeto, o prefeito de São Paulo, Fernando Hadad, apontou: “Conjuga habitação, cultura e requalificação do centro. Me parece um projeto bastante virtuoso.”
Referência: Catraca Livre