Com a presença do presidente venezuelano Nicolás Maduro, Frank Gehry apresentou a maquete oficial da futura sede do Centro Nacional de Ação Social pela Música, segunda obra do arquiteto na América Latina após o Biomuseo, inaugurado recentemente no Panamá.
Localizado em Barquisimeto, a quarta cidade mais populosa da Venezuela, a construção da futura sede do Centro Nacional de Ação Social pela Música faz parte de "El Sistema", tal como é conhecida a rede de difusão e formação musical "Sistema Nacional de Orquestas y Coros Infantiles y Juveniles de Venezuela", fundada em 1975 pelo maestro regente José Antonio Abreu.
Mais informações sobre o projeto, a seguir.
.@NicolasMaduro y Dudamel revisaron junto al arquitecto Frank Gehry proyecto d la sede de orquestas juveniles en Lara pic.twitter.com/dbKJDtmfOq
— Jacqueline Faria (@JacquelinePSUV) December 23, 2014
Assim como divulgou a Ministra de Comunicação e Informação da Venezuela, Jacqueline Faría, em sua conta no Twitter, a apresentação de Frank Gehry aconteceu no dia 23 de dezembro no Palacio de Miraflores - sede do governo venezuelano em Caracas - e contou com a participação de Gustavo Dudamel, maestro regente da Orquesta Filarmônica de Los Angeles, que convidou em 2012 o arquiteto canadense a assumir esse projeto.
O Centro Nacional de Ação Social pela Música contará com duas salas de concertos com capacidade para 3.700 pessoas e, segundo a Fundação Musical Simón Bolívar, sua construção terá início em 2016. Além disso, e considerando a grave crise econômica e social que assola a Venezuela, Nicolás Maduro assegurou que o governo venezuelano "vai injetar os recursos necessários para a obra", segundo o jornal espanhol El País.
Via El País, Fundación Musical Simón Bolívar
Frank Gehry arq. Canadiense reconocido mundialmente por las innovadoras y peculiares formas de edificios que diseña pic.twitter.com/MujFvD3joa
— Jacqueline Faria (@JacquelinePSUV) December 23, 2014