Parafraseando o antigo provérbio: "por trás de todo há um grande arquiteto". Segundo o escritório suíço Kosmos Architects, uma versão menos familiar desse ditado poderia ser: "além de cada grande edifício, há um drink perfeito". O escritório revelou uma relação cientificamente (não) comprovada entre o álcool e a arquitetura: rampas, por exemplo, são geralmente construídas numa inclinação de 5 a 7 graus, um número próximo à porcentagem de álcool de uma cerveja. Além disso, um telhado com 45 graus de inclinação, projetado para escolar a água e a neve, revela a porcentagem de álcool da vodca usada em climas rigorosos para aquecer as pessoas no inverno.
Kosmos Architects publicou uma série de doze cartões postais ilustrados, relacionando edifícios icônicos os seus drinks adequados. Um Manhattan para Mies, um Blue Blazer para Zumthor, e um Smoky Martini para Herzog & de Meuron, todos fazem parte da série Good Drinks & Good Buildings, uma comparação entre arquitetura e drinks bem a tempo para a virada do ano.
O que há no martíni do SOM? descubra a seguir.
Capela de Campo Bruder Klaus por Peter Zumthor / Blue Blazer Cocktail
Inspirado na construção incomum da Capela de Campo Bruder Klaus, de Peter Zumthor - baseada na carbonização de troncos de árvores - o Blue Blazer Cocktail pode ser inflamado antes de ser bebido.
Ricola Herb Centre por Herzog & de Meuron / Smoky Martini
Misturado com whiskey Laphroaig e gin das highlands escocesas, o Smoky Martini presta homenagem a um edifício feito com uma técnica construtiva vernacular: a taipa.
T House por Simon Ungers / Rusty Nail
Revestido de aço temperado, o surpreendente desenho da T House contrasta com o tranquilo entorno na região noroeste de Nova Iorque, harmonizando perfeitamente com o Rusty Nail, uma combinação de scotch e drambuie.
Pilgrimage Church por Gottfried Böhm / Dark and Stormy
A melancólica arquitetura da obra brutalista de Böhm é o par perfeito par um Dark and Stormy - combinação de cerveja de gengibre, rum e suco de limão servidos com gelo.
Casa das Histórias Paula Rego por Eduardo Souto de Moura / Blood and Sand
As pirâmides modernas de concreto remetam a épocas e técnicas rudimentares, uma combinação natural para um coquetel com whiskey, brandy, vermouth e um pouco de laranja,
USADA Cadet Chapel por Skidmore, Owings & Merrill / Aviation
As icônicas velas modernistas da capela do SOM ecoam as linhas limpas e puras de Aviation, um coquetel minimalista feito com gin, licor marrasquino e suco de limão, enfeitado com uma única cereja marrasquino.
Leutschenbach School por Christian Kerez / B52
Um coquetel em camadas feito com licor de café, creme irlandês e grand marnier, o B52 reflete o projeto da escola através de uma esperta combinação de várias densidades e cores.
Pirâmide de Djoser / Corpse Reviver #2
Anunciado com a cura definitiva para a ressaca, Corpse Reviver #2 homenageia o Faraó Djoser do Egito antigo através de uma combinação de gin, lillet blanc, suco de limão, cointreau, e absinto.
Edifício Seagram por Mies van der Rohe / Manhattan Cocktail
Nenhum edifício melhor para combina com o famoso drink nova-iorquino que o icônico Edifício Seagram de Mies van der Rohe, um pouco de vermouth, whiskey e bitters (essências de ervas aromáticas), com uma cereja e raspas de laranja.
Palácio de Cristal por Sir Joseph Paxton / Old Fashioned
Entre no mundo da revolução industrial através das superfícies de vidro e estrutura de aço do Palácio de Cristal de Paxton, e saboreie uma Old Fashioned com um cubo de açúcar, bitters e whiskey.
Villa Malaparte por Adalberto Libera and Curzio Malaparte / Negroni
Imagine-se na ilha de Capri, na costa sul da Itália, bebendo um Negroni, um dos drinks mais famosos do país. Os dois são cor de rosa e italianos, mas apenas um conta com uma deliciosa combinação de gin, campari e vermout com club soda.
Palais Bulles por Antti Lovag / Bellini
Mergulhe no glamour de Cannes com um Bellini, uma combinação de espumante com purê de pêssego servido em uma taça de champagne. Um lugar ideal para relaxar, a arquitetura do Palais de Bulles reflete as bolhas do Bellini.
Kosmos Architects é um escritório suíço com filiais em Nova Iorque e Moscou.