A noite deste último domingo, 04 de janeiro, marcou oficialmente o início das obras da aguardada ciclovia da Avenida Paulista. O projeto recebeu recentemente o parecer favorável do Condephaat, conselho estadual que tem como função identificar, proteger e preservar patrimônio histórico do estado de São Paulo.
Havia a preocupação - ou esperança, para alguns - de que o órgão vetasse a implantação da ciclovia, porque a avenida é considerada área envoltória de prédios tombados, como o Masp e o Conjunto Nacional.
A obra prevê o alargamento do canteiro central da avenida - que passará a ter 4 metros - e o redimensionamento de algumas faixas de rolagem, para que não seja necessário suprimir nenhuma delas. O projeto também prevê a instalação de grades de proteção nas áreas próximas aos cruzamentos e os semáforos passarão a ser sincronizados com o fluxo de ciclistas.
Além disso, a iluminação do canteiro central será reforçada e terá todo o cabeamento enterrado, sem, no entanto, remover nenhuma das árvores existentes.
A Avenida Paulista já é uma das principais rotas de ciclistas em São Paulo, e quando a ciclovia for concluída, em junho, será parte importante de uma rede de trajetos cicloviários que conta também com rotas pelas ruas Vergueiro, Pamplona, Haddock Lobo, Frei Caneca , Domingos de Morais, entre outras.
Referência: vadebike.org