Cinco anos após o devastador terremoto do Haiti, que aconteceu no dia 12 de janeiro de 2010, haitianos com estórias incríveis de sobrevivência e perseverança se reuniram para um evento comemorativo organizado pela Mission of Hope (MOH), uma organização sem fins lucrativos com sede no Haiti. O evento tinha como objetivo reunir as pessoas para que refletissem sobre a tragédia e sobre o processo de reconstrução do país.
Com mais de 250 mil mortos, cerca de 300 mil feridos e 1,5 milhões de pessoas removidas de suas casas, a destruição do terremoto atingiu cifras absurdas. Na época, por já ter estabelecido parcerias com comunidades e organizações locais em todo Haiti, a Mission of Hope estava bem posicionada para oferecer ajuda imediata às pessoas que sofreram com o terremoto.
Nos últimos cinco anos, a MOH construiu quase 500 casas na cidade de Leveque, o que permitiu que as pessoas saíssem das tendas temporárias erguidas imediatamente após os tremores, além de ter estabelecido uma verdadeira comunidade com uma escola e um centro comunitário. Além disso, atualmente a MOH trabalha em contato com cerca de 600 fazendeiros haitianos, treinando-os e oferecendo suporte em técnicas agrícolas sustentáveis.
“Enquanto muito já foi feito para reconstruir o Haiti, ainda há muito trabalho a fazer”, disse Johnson. “Milhares ainda vivem em estruturas temporárias, muitas crianças ainda sofrem com a desnutrição, com a falta de educação básica e com o sistema de saúde precário. Continuamos comprometidos, assim como estivemos pelos últimos 16 anos, em transformar a vida de cada homem, mulher e criança no Haiti.”
Saiba mais sobre as iniciativas da Mission of Hope Haiti aqui.