Uma das maiores novidades no mundo da tecnologia é o desenvolvimento de óculos de realidade virtual poderosos e acessíveis para o mercado. Para arquitetos, a possibilidade de imergir em um mundo imaginário é uma perspectiva atraente, mas para usos tanto profissionais como recreacionais - por US$200 ou mais para um produto que ainda está em desenvolvimento - dispositivos como o Oculus Rift não são para todos os bolsos.
Mas agora a Google lançou uma solução mais acessível. Sua contribuição para o novo mercado da realidade virtual é o "Google Cardboard", que cria um óculos a partir de um simples smartphone Android e papelão. Continue lendo para saber como o dispositivo funciona.
A Google oferece diversas opções para você adquirir o seu óculos de papelão: várias companhias online estão oferecendo dispositivos pré-construídos em uma variedade de estilos; ou você mesmo pode construir, basta baixar as instruções, que contam com um arquivo .eps para corte a laser e um .pdf para corte manual. Acrescente alguns componentes (lentes, faixas de borracha, imãs ou velcro) e você tem um óculos de realidade virtual personalizado.
A peça final do dispositivo é uma série de aplicativos para o Google Cardboard, que usam uma tela dividida para você imergir em uma realidade tridimensional alternativa.