A companhia de mídia francesa "Le Monde" selecionou o escritório Snøhetta para projetar sua nova sede em Paris. Revestida com uma matriz pixelada de vidro que oferece diferentes níveis de transparência, a fachada distinta do edifício será pontuada por luzes LED que projetarão "níveis abstratos de dados", representando simbolicamente o contínuo "fluxo de informação" da companhia.
"A intenção é que a fachada dê ao edifício um caráter homogêneo quando visto à distância, mas ao mesmo tempo revele um alto nível de complexidade quando nos aproximamos dela -como manchetes e o conteúdo detalhado de uma notícia", disse Snøhetta. "Os padrões na fachada visam representar o edifício como um volume completo, ao passo que o mapa de pixels distorcido cria uma rica tapeçaria de dentro para fora."
"Nossa abordagem foi a da subtração, tomando primeiramente um bloco que preenchia o terreno todo e, então, subtraindo volumes para criar áreas de entrada e espaços públicos. Os volumes subtraídos também se relacionam com as restrições previstas na legislação para o terreno e com a capacidade da grelha estrutural. O resultado é que o edifício se torna uma ponte, literalmente cruzando o terreno, mas também representa a ponte entre o Le Monde e seus leitores.
Dividido em duas metades, o edifício será internamente conectado por uma "ponte ocupada" que forma um espaço público abobadado no centro do terreno ao longo da Avenue De France. Próximo à rua, a praça oferecerá uma "entrada para o centro de visitantes, para o auditório e para os funcionários."
Via Snøhetta