Se a união faz a força, porque não usar esse poder para transformar a realidade de espaços urbanos? Quando artistas, arquitetos e designers se unem em coletivos, o resultado pode gerar interessantes propostas para a cidade.
Visando compreender melhor como isso acontece, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc em São Paulo recebe a arquiteta Ligia Nobre e a artista Maria Montero para o curso “Ações coletivas/Práticas artísticas”, a partir do dia 27 deste mês.
Práticas artísticas urbanas colaborativas já existem há muito tempo, mas ampliaram-se e se tornaram mais relevantes nos últimos dez anos. Essas práticas apontam para novos modos de agir – nos planos individual e coletivo – e propõem iniciativas concretas, operando com diversas ferramentas e estratégias.
O objetivo dos encontros é fazer uma análise de projetos e experiências atuais, de maneira a compreender os processos de participação colaborativa entre os diversos atores, com enfoque em cidades brasileiras e internacionais e seus exemplos nos últimos anos. No último dia do curso haverá uma visita ao espaço Phosphorus, ambiente de experimentação artística localizado no centro de São Paulo.
Curso Ações Coletivas/Práticas Artísticas