Coincidindo com o décimo aniversário da Royal Danish Opera, o escritório Henning Larsen Architects divulgou planos para a nova Ópera de Yuhang. O edifício, localizado "em meio a um lago, à mostra para toda a cidade", será a peça central de um novo distrito cultural ao norte de Hangzhou. Seu projeto, descrito por Henning Larsen como mais "lúdico" que a Ópera de Copenhague, contará com uma fachada geométrica e uma cobertura inclinada e terá ao fundo um parque recreativo.
"Para a maior parte das pessoas, ir à ópera é ao mesmo tempo uma experiência cultural e social: vamos à ópera para ver uma apresentação, mas também para sermos vistos. Assim, a interação social do público antes, durante e após a apresentação é tão importante quanto o próprio projeto do auditório", disse Henning Larsen.
"Passarelas e balcões no grande foyer da Ópera de Copenhague formam a resposta arquitetônica ao cenário da interação humana, oferecendo pontos onde os visitantes podem ver uns aos outros e se tornar parte desse evento social que é ir à ópera. Esse espaço unificador do foyer é conceitualmente replicado na ópera de Yuhang, embora através de um idioma arquitetônico diferente."
Além da ópera, o projeto em Yuhang também incluirá um teatro, dois museus, uma escola de arte e espaços comerciais. Ainda não foi divulgada a previsão de conclusão das obras.