-
Arquitetos: DE JAEGHERE Architectuuratelier
- Área: 467 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Hendrik Biegs
Descrição enviada pela equipe de projeto. O proprietário pediu um vínculo claro entre sua propriedade e os arredores, mais especificamente com o castelo nas proximidades, apesar de que a privacidade deveria ser garantida em todo momento. Esta é a razão pela qual a casa está desenhada com um pátio fechado por uma parede. Os transeuntes não podem ver o que está acontecendo nos interiores.
O pavimento superior parece estar flutuando numa construção de vidro. Ao caminhar através da porta de entrada, descobre-se pouco a pouco a mistura entre a luz e a transparência.
A sala de estar permite aos residentes uma vista panorâmica do castelo. A parede branca exterior reflete a luz do sol e aumenta a sensação de espaço exterior. A ardósia une o interior com o pátio e conecta o interior e exterior. A luz cria dinamismo na casa, linhas arquitetônicas trazem luz natural e se apoiam em linhas que oferecem luz artificial.
A parede do pátio está conectada a uma parede do jardim com piscina, e compõe uma intensa relação com o jardim. As paredes dão uma impressão forte e sólida, mas ao mesmo tempo criam uma sensação de intimidade. São pilares discretos que destacam o entorno.
A questão de intimidade e luz também foi abordada no banheiro: o limite entre o interior e exterior se desvanece já que um pilar de pedra continua visualmente até o nível do pátio interior.