O escritório internacional de arquitetura NLÉ compartilhou recentemente conosco sua proposta vencedora do concurso para a sede financeira do banco de microcrédito Credit Direct Limited. Localizado em Lagos, Nigéria, no distrito de Ikeja, o projeto para o banco troca a presença ameaçadora das instituições financeiras do passado por uma atmosfera aberta e receptiva. Essa decisão não apenas convida os clientes a entrarem, como também cria oportunidades de adaptação ao clima tropical de Lagos.
A sede do CDL combinará todos os atuais serviços em um único edifício. Esse edifício reunirá todas as suas funções públicas mais importantes, incluindo o saguão, o bloco de serviços e o auditório, em um único volume. Este volume será isolado e protegido do sol, evitando o ganho térmico indesejado. Os pavimentos superiores abrigarão espaços administrativos e privados. Revestidos por um envelope de vidro, essas salas e escritórios desfrutarão de ventilação natural e de uma bela vista para o entorno.
A circulação acontece através de um circuito que começa no jardim do térreo e termina no jardim da cobertura. Ao longo do caminho os visitantes têm acesso ao restaurante e outros espaços públicos.
Para levar luz natural aos espaços internos, um pátio pontua o centro do edifício e dissolve os limites entre interior e exterior, promovendo a ideia de que a sede é um espaço público aberto à comunidade.