“Tornar mais humana a arquitetura significa fazer uma arquitetura melhor e alcançar um funcionalismo muito mais amplo que o puramente técnico." — Alvar Aalto
Há 119 anos nascia um dos maiores arquitetos da história: o finlandês Alvar Aalto. Pioneiro do design e da arquitetura moderna, Aalto se graduou com distinção em 1921 na Universidade de Tecnologia de Helsinki, onde surgiram os primeiros traços de sua arquitetura.
Quando decidiu ser arquiteto, viajou para Helsinki, para o único local onde se oferecia o curso de arquitetura na Finlândia: a Universidade de Tecnologia de Helsinki. No outono de 1923, logo após casar-se com Aino Marsio, uma arquiteta com a qual trabalhou durante 25 anos, Aalto estabeleceu um escritório em Jyväskylä, local onde passara a infância.
Seus desenhos sempre foram marcados por constantes pesquisas e transformações, partindo do classicismo nórdico, passando pelo funcionalismo puro, até conquistar a posição de referência internacional para o Movimento Moderno, fazendo uso de formas orgânicas e materiais em estado natural.
Em décadas de vida profissional, Aalto passou a enxergar a arquitetura como uma obra de arte completa, considerando desde o mobiliário até o controle da luz e do espaço. Tornou-se, assim, conhecido por ser o projetista de todas as escalas.
Para homenagear este mestre da arquitetura nórdica, reveja alguns dos mais importantes projetos de Aalto publicados em nossa página, como a Casa Experimental Muuratsalo, a Universidade Jyväskylä e a Villa Mairea.
Clássicos da Arquitetura: Casa Experimental Muuratsalo / Alvar Aalto
Clássicos da Arquitetura: Jyväskylä University / Alvar Aalto