O escritório espanhol Nieto Sobejano Arquitectos foi premiado com a Alvar Aalto Medal 2015, segundo informou hoje a Alvar Aalto Foundation.
"Nieto e Sobejano foram nomes fundamentais na nova onda de arquitetos espanhóis que surgiu no fim dos anos 70. As raízes de sua arquitetura estão na Espanha, em sua história e cultura múltiplas. Suas obras falam uma linguagem silenciosa, o que demonstra que a condição prévia da arquitetura é uma profunda compreensão da cultura local e contexto do projeto.", destacou o júri do prestigioso prêmio.
Mais detalhes a seguir.
Os membros do júri da edição de 2015 foram os arquitetos Rainer Mahlamäki (Finlândia), Simo Freese (Finlândia), Wessel de Jonge (Países Baixos) e Dorte Mandrup-Poulsen (Dinamarca). Enquanto que o comitê inclui representantes da Alvar Aalto Foundation, do Museu Finlandês de Arquitetura, da Prefeitura de Helsinki, da Sociedade Finlandesa de Arquitetura e da Associação Finlandesa de Arquitetos.
Concedida cada três anos desde 1967 e desenhada pelo próprio Alvar Aalto, a Medalha é entregue ao arquiteto ou escritório de arquitetura com méritos reconhecidos em criatividade arquitetônica. O prêmio analisa uma trajetória profissional, não uma obra em particular.
No momento de publicação desta notícia, Enrique Sobejano apresentava na cerimônia de premiação alguns de seus mais recentes projetos, incluindo a ampliação do Museu Universal Joanneum Universal em Graz, Áustria.
#AlvarAaltoMedal winners 2015 Nieto Sobejano presenting @Joanneum extension at the award of the medal in Helsinki. pic.twitter.com/K9RSGT2ZUN
— Matevz Celik (@MatevzCelik) February 3, 2015
Enrique Sobejano from the award-winning Nieto Sobejano Architects #alvaraaltomedal Live: https://t.co/muoJ1pH24F pic.twitter.com/9pBeXDagxp
— Archinfo Finland (@ArchinfoFinland) February 3, 2015
Ganadores del Alvar Aalto Medal:
1967 Alvar Aalto
1973 Hakon Ahlberg (Suécia)
1978 James Stirling (Reino Unido)
1982 Jørn Utzon (Dinamarca)
1985 Tadao Ando (Japão)
1988 Álvaro Siza (Portugal)
1992 Glenn Murcutt (Austrália)
1998 Steven Holl (Estados Unidos)
2003 Rogelio Salmona (Colômbia)
2009 Tegnestuen Vandkunsten (Dinamarca)
2012 Paulo David (Portugal)
2015 Nieto Sobejano (Espanha)