Em entrevista recente à agência de comunicação Lusa, de Portugal, Álvaro Siza Vieira, vencedor da categoria Escritórios no ultimo Building of the Year Awards, afirmou que a honraria internacional é um “forte estímulo” para prosseguir o trabalho nessa área.
O edifício premiado – The Building on the Water – foi projetado em parceria com o arquiteto Carlos Castanheira, também português, para a empresa Shihlien Chemical Industrial Jiangsu Co e se localiza na cidade de Huai'na, província de Jiangsu, China.
Mostrando gratidão pelo reconhecimento, Siza destaca que a obra ocorreu como previsto, sem inconvenientes, e que o cliente, Por-Shih Lin, contribuiu muito para o andamento do projeto. “Costumo dizer que o dono de obra é o primeiro arquiteto e, sem o seu empenho, é praticamente impossível obter resultados satisfatórios”, comentou o primeiro Pritzker português.
Edifício sobre a Água / Álvaro Siza + Carlos Castanheira
O ArchDaily Brasil acompanhou de perto a inauguração do edifício dos arquitetos portugueses na China através do Diário de Viagem do fotógrafo Fernando Guerra, que seguiu Siza e Castanheira naquela importante ocasião.
Diário de Viagem em Ásia: Álvaro Siza, Carlos Castanheira por Fernando Guerra
O Bulding of the Year é um prêmio organizado pelo ArchDaily que desde 2009 busca reconhecer o melhor da arquitetura mundial. Este ano a honraria contou com 14 categorias –abrangendo desde edifícios de escritórios a casas e arquitetura hospitalar – e contou com a participação de mais de 3.500 edifícios, dos quais um vencedor em cada categoria foi eleito pelo público.
Leia a opinião de Álvaro Siza sobre o Bulding of the Year aqui, e veja a seguir algumas fotografias feitas por Fernando Guerra do projeto premiado de Siza e Castanheira.