Quatro projetos latino-americanos, incluindo o Parque Urbano e Instituto Sitie, no Rio de Janeiro, foram reconhecidos na quinta edição do Social Economic Environment Design (SEED) Awards pela excelência no projeto de interesse público (SEED Awards for Excellence in Public Interest Design).
O concurso internacional premia os projetos que se destacam nesse âmbito e se esforçam para gerar pouco impacto em seus entornos. Sobre os projetos premiados, cada um deles abraçou os ideais de extensão comunitária, melhoria sócio-econômica e consciência ambiental em seus contextos próprios.
Veja os projetos premiados a seguir:
Centro de Desenvolvimento da Juventude El Guadual / Villa Rica, Cauca, Colômbia
Esse projeto consiste em uma coleção de ambientes interligados com um programa educacional coesivo.
Buscando estabelecer um novo padrão para os habitantes de Villa Rica, um local historicamente tumultuado, o projeto do centro estimula os visitantes, tanto física como mentalmente, a explorar e superar obstáculos.
Parque Urbano e Instituto Sitie / Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fábrica de Geleias para NAXII / San Jeronimo Tecoatl, Oaxaca, México
Lakota Nation Building no Empreendimento Key Wakpala / Mission, South Dakota, EUA
Projeto de Pesquisa Colaborativa Studio H / Berkeley, Califórnia, EUA
Salas de Cirurgia e Unidade de Cuidado Intensivo Neonatal Rwinkavu (OR / NICU) / Kayonza District, Eastern Province, Ruanda
Foram também concedidas cinco menções honrosas: Tradición alfarera de Atzompa: retos y oportunidades (México): Tagal Hut (Malásia), Project RE_ (EUA), Puriflume (EUA) e Walk [Your City] (EUA).
Na edição de 2014 do concurso, a América Latina também se destacou com a premiação de dois projetos: Comunidad Ecologica Saludable (Peru), da organização estadunidense IUCI, e Can City (Brasil), do escritório anglo-japonês Studio Swine.
Mais informações sobre o concurso em DesignCorps.org