O aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, foi recentemente palco do maior GIF de arte de rua do mundo. Criada pelo artista anônimo INSA, a obra consistia em uma enorme pintura do chão que recebia pequenas alterações assim que um satélite a quase 700 quilômetros acima da terra registrava em fotografias o trabalho.
Patrocinada pela marca de uísque Ballantine’s, a pintura - cinquenta e sete mil metros quadrados de corações amarelos e rosas - foi produzida por uma equipe de vinte pessoas e demorou quatro dias para ser concluída. A cada nova fotografia, a equipe alterava a ilustração para que, ao fim do processo, as imagens registradas compusessem um GIF animado (mostrado acima).
Apesar dos enormes esforços e recursos, a obra tem a desvantagem de poder ser vista apenas online, já que suas dimensões e seu lento processo de produção tornam impossível sua visualização e compreensão para quem passava pelo local.
INSA é conhecido por seus GIFs – ou “GIF-ITIs”, como ele chama – criados a partir de seus grafites, tendo inclusive inspirado um aplicativo para iPhone que transforma em GIF animado suas ilustrações estáticas grafitadas nas cidades.
Veja a seguir alguns dos outros trabalhos de INSA:
Referência: AN Blog. Cortesia das imagens: INSA