Cinco projetos foram selecionados como finalistas do Prêmio Europeu de Arquitetura Contemporânea 2015 - Mies van der Rohe Award. Os finalistas foram escolhidos de uma lista de 40 projetos e durante os próximos meses os membros do júri visitarão cada um deles para avaliar pessoalmente os edifícios e coletar informações de seus usuários. No dia 7 de maio, os arquitetos apresentarão seus projetos ao júri. O vencedor será anunciado no dia seguinte em uma cerimônia no Pavilhão de Barcelona, de Mies van der Rohe.
Veja a seguir os cinco finalistas:
Estabelecido em 1987 pela União Europeia, a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e a Fundació Mies van der Rohe – Barcelona, o Mies Van der Rohe Award é um dos prêmios mais prestigiados e importantes da arquitetura europeia. O prêmio é concedido bienalmente a obras concluídas nos últimos dois anos. Entre os vencedores das edições anteriores estão a Harpa Concert Hall and Conference Centre em Reykjavik, do escritório Henning Larsen em parceria com Batteríið e o artista Olafur Elíasson, e o Neues Museum in Berlin, projetado por David Chipperfield Architects e Julian Harrap.
Ravensburg Art Museum / Lederer Ragnarsdóttir Oei (Ravensburg, Alemanha)
Construído em uma área histórica, o projeto para o Ravensburg Art Museum integra o antigo com o novo, encaixando-se "harmoniosamente no contexto histórico da cidade." O edifício usa tijolos reciclados de um monastério demolido, criando "uma conexão entre os edifícios antigos e a nova construção."
Museu Marítimo Nacional Dinamarquês / BIG (Helsingør, Dinamarca)
Localizado entre o Castelo Kronborg e um novo centro cultural, o Museu Marítimo Nacional Dinamarquês foi construído dentro das paredes das docas do porto. Suas galreias estão arranjadas "em um circuito contínuo em torno das paredes das docas", permitindo que os visitantes "experienciem a escala da construção de navios."
Vinícola Antinori / Archea Associati (San Casciano Val di Pesa, Florença, Itália)
Localizada entre Florença e Siena, nas colinas de Chianti, o projeto buscava "mesclar o edifício com a paisagem rural". Assim, a cobertura da vinícola foi convertida em um espaço para cultivar parreiras que é "interrompido por dois cortes horizontais que permitem a entrada de luz no interior e oferecem àqueles dentro do edifício vistas para a paisagem."
Philharmonic Hall Szczecin /Barozzi / Veiga (Szczecin, Polônia)
O projeto foi influenciado pelo contexto e edifícios do entorno, especificamente pela "verticalidade dos edifícios residenciais da cidade, pela monumentalidade dos ornamentos longitudinais de suas igrejas neo-Góticas e pelos pesados volumes dos edifícios clássicos, pelas torres que conformam seu skyline e pelos guindastes no porto." O edifício conta com grandes claraboias e é revestido externamente com vidro, criando um contraste com as edificações circundantes.
Saw Swee Hock Student Centre / O’Donnell + Tuomey (London School of Economics, London, Reino Unido)
Localizado no campus do LSE no centro da cidade, o Saw Swee Hock Student Centre busca criar "um lugar de trocas; um nó espacial que entrelaça caminhos, une conexões visuais entre movimentos internos e externos e impulsiona a vida de rua para dentro e para cima do edifícios."