Anexada a uma ruína localizada em uma área “quase invisível” do Porto, essa teia metálica verde projetada pelo estúdio FAHR 021.3 recebe o nome de Metamorfose. A instalação se estende por uma superfície de 28 x 11 metros e causa, inegavelmente, um forte impacto naqueles que percorrem a região de São Bento.
Evocando imagens variadas, a malha distorcida “cria um novo cenário no Porto e dignifica um espaço que era outrora negligenciado”, comenta a equipe de projeto, composta por Filipa Frois Almeida, Hugo Reis, NCREP, José Nuno Sampaio.
A obra permanecerá montada até julho deste ano e consiste em uma das várias iniciativas recentes do Porto Lazer, uma organização financiada com recursos públicos que, sob o nome de Locomotiva, promove intervenções que visam promover a cultura e o turismo no Porto.
O vídeo acima, produzido pela Building Pictures – responsável também pela série “Arquitectura à Moda do Porto" – mostra a obra de FAHR 021.3 contextualizada no centro da cidade, em meio aos antigos edifícios e pessoas que por lá transitam.