O Architects’ Journal elegeu Teresa Borsuk, do escritório Pollard Thomas Edward, como Arquiteta do Ano de 2015. O prestigioso título, concedido ano passado a Francine Houben, do Mecanoo, está sendo conferido a Borsuk por sua "notável" habilidade de proporcionar uma maior igualdade dentro de seu escritório.
Borsuk foi escolhida dentre uma concorrida lista de arquitetas. Descubra, a seguir, dez fatos sobre Borsuk e veja porque o júri a considera um exemplo para as futuras gerações.
1. Borsuk se tornou sócia do Pollard Thomas Edwar ano passado, quando o escritório comemorava seu 40° aniversário.
2. Sob a liderança de Borsuk, o número de mulheres entre os funcionários aumentou mais de 50 por cento.
3. Ela tem mais de 30 anos de experiência na área de habitação, projetos de uso misto e regeneração, e já desenvolveu trabalhos de várias escalas, desde grandes empreendimentos a intervenções e restauros pontuais.
4. É conhecida no escritório por sua experiencia no "complexo entrelaçamento de edifícios novos e antigos."
5. Borsuk desempenha um importante papel nas atividades de desenvolvimento de empreendimentos próprios de seu escritório; inclusive, atuou como desenvolvedora, arquiteta e empreiteira em um deles.
6. Suas arquitetas favoritas são Eileen Grey, Aino Aalto e Marion Mahoney Griffin.
7. Seu edifício favorito é o spa Termas de Vals, de Peter Zumthor.
8. Borsuk se formou na Bartlett School of Architecture em 1983.
9. Sua paixão por LEGO foi uma das razões pelas quais começou a se interessar por arquitetura.
10. Recentemente, Borsuk concluiu o projeto residencial The Avenue, com 76 unidades e £14 milhões, localizado em Saffron Walden.
Via AJ