Uma equipe de arquitetos argentinos liderado por Nahuel Recabarren foi eleita vencedora do concurso internacional da UNESCO para projetar o Centro Cultural de Bamiyan no Afeganistão. Selecionado entre 1.070 propostas de 117 países, o projeto vencedor, intitulado "A eterna presença da ausência", juntamente com quatro finalistas, foi eleito por um júri composto por sete especialistas, entre os quais Ajmal Maiwandi e Cameron Sinclair.
Ao anunciar o vencedor, Paolo Fontani, Diretor do escritório da UNESCO no Afeganistão, disse que "esse concurso foi a oportunidade de criar um novo padrão para o desenvolvimento arquitetônico e cultural no Afeganistão."
Saiba mais sobre o projeto vencedor, a seguir
A proposta vencedora foi aprovada pelo presidente afegão, Ashraf Ghani, que reconheceu oficialmente o processo de seleção da UNESCO para o projeto do novo Centro Cultura de Bamiyan, e expressou seu interesse pela proteção do patrimônio cultural do Afeganistão.
Segundo o memorial do projeto, "o Centro Cultural de Bamiyan busca criar um novo centro vital para a comunidade e fomentar o intercâmbio de ideias. Para tanto, nossa proposta tenta criar não um edifício-objeto, mas um lugar de encontro; um sistema de espaços negativos onde a impressionante paisagem dos Budas de Bamiyan se entrelaça com a rica atividade cultural que o centro gerará.
"O centro cultural Bamiyan não é, então, construído, mas encontrado ou descoberto entalhando o solo. Essa estratégia arquitetônica primordial cria o mínimo de impacto e se integra totalmente à paisagem, tirando vantagem da inércia térmica e do isolamento do solo."
Considerando o tema da unidade nacional para promover a proteção do patrimônio e a identidade cultural , o júri valorizou a proposta da equipe argentina pela "sensível estratégia geral que produz uma elegante sequência de acessos e o mínimo de impacto visual.
Além do primeiro lugar - que recebeu US$ 25 mil -, o júri ofereceu US$ 8 mil a cada um dos outros quatro finalistas.
País: Turquia
Líder de projeto: Ahmet Balkan
Equipe de projeto: Emre Bozatli
País: França
Líder de projeto: Noel Domínguez
Equipe de projeto: Zoe Salvaire, Agathe Culot, Anna Kampmann e Alexandre Ferron
Escritório: Noel Domingue Architecte - NDA
País: Nova Zelândia
Líder de projeto: Costas Nicolaou
Equipe de projeto: Constantinos Marcou
País: Holanda
Líder de projeto: Graham Baldwin
Equipe de projeto: Alessandra Covini
Uma exposição virtual com todas as propostas enviadas ao concurso estará disponível na página da UNESCO Afeganistão até meados de março. Segundo os organizadores do concurso, a execução do projeto será iniciada imediatamente.
Reveja a cobertura do concurso aqui.