O júri do Pritzker selecionou o arquiteto alemão Frei Otto como o quadragésimo vencedor do Prêmio Pritzker. A notícia foi antecipada em duas semanas - prevista para ser divulgada no dia 23 de março - devido ao recente falecimento do arquiteto e engenheiro estrutural. Otto é o segundo arquiteto alemão a receber a honraria, seguindo Gottfried Böhm, premiado em 1986, e o primeiro a recebê-la postumamente.
Segundo o júri, Otto "se inspira na natureza e nos processos encontrados nela, ele vê maneiras de usar seus materiais e energia para criar espaços. O arquiteto praticou e avançou ideias de sustentabilidade, inclusive antes mesmo do termo ser cunhado."
Antes de sua inesperada morte, Frei Otto foi informado sobre a premiação através da Diretora Executiva do Prêmio Pritzker, Martha Thorne, que o visitou na Alemanha. "Estou tão feliz por receber esse prêmio e gostaria de agradecer ao júri e à família Pritzker. Nunca fiz nada para ganhar esse prêmio. Minha motivação era projetar novos tipos de edifícios para ajudar pessoas pobres, especialmente após desastres naturais e catástrofes... Aqui está um homem feliz."
Mais informações a seguir.
Entre suas principais obras, destaca-se o Pavilhão Alemão da Expo Montreal de 1967, "cuja estrutura foi pré-fabricada na Alemanha e montada na cidade canadense, sendo considerada um ícone da exposição por sua graça e originalidade."
A cobertura do Estádio Olímpico de Munique, construído para as Olimpíadas de 1972, combina leveza e força; um verdadeira desafio que muitos acreditaram ser impossível de alcançar na época. Sua capacidade de pensar, desenhar e construir estruturas de estádios, piscinas e espaços públicos impressiona ainda nos dias de hoje.
Segundo o júri do Prêmio, Frei Otto "tem produzido arquitetura sem precedentes criativos, criando conhecimento. Nisso reside sua profunda influência: não em como as formas podem ser copiadas, mas através dos caminhos que se abriram graças às suas pesquisas e descobertas. Suas contribuições no campo da arquitetura não são apenas inteligentes e talentosas, são também generosas. Por suas ideias visionárias, sua crença em compartilhar livremente conhecimento e invenções, seu espírito de colaboração e a preocupação com o uso cuidadoso dos recursos, o Prêmio Pritzker de Arquitetura é concedido a Frei Otto."
Acompanhe aqui a nossa cobertura completa do Prêmio Pritzker 2015