A ideia por trás do projeto "The Longest Bench" trata da reativação de um espaço negligenciado, da participação cidadã e da reciclagem. Seus idealizadores são os membros do Studio Weave, um escritório de arquitetura de Londres que se destaca por desenvolver projetos que resgatam o caráter do lugar onde se localizam.
Para a realização desse projeto, o Studio Wave trabalhou na costa de Littlehampton, ao sul da Inglaterra, com o objetivo de construir um banco que não apenas se destacasse por sua extensão, mas que contribuísse com a criação de um sentido de lugar.
Mais detalhes a seguir.
O banco é uma estrutura única, polimórfica, feita para receber até 300 pessoas simultaneamente, instalada na região costeira. Como não havia um passeio uniforme nesse local, o projeto do banco varia dependendo das características de cada trecho.
Por exemplo, nos lugares onde estão as lixeiras e postes de iluminação, o assento se adapta a esses elementos, envolvendo-os, enquanto que nos pontes de acesso à praia, o banco desce e permanece no nível do chão.
Durante a etapa de projeto do banco, a equipe do escritório trabalhou com crianças da Connaught Junior School, que lhe contaram o que pensavam do passeio e mostraram o que faziam no local. Além disso, as crianças apontaram as áreas que consideravam "inseguras" e "sujas".
Nesses pontos, os arquitetos e designers optaram por criar refúgios onde as crianças pudessem brincar na estrutura que conforma o assento.
Para a execução do banco foram escolhidos materiais de vida útil longa, como por exemplo antigas vigas de madeira do porto.
Em alguns dos elementos estruturais há mensagens deixadas por aqueles que ajudaram a estender o banco, já que o projeto original foi concluído em 2010 e desde então vem sendo acrescido de novos trechos.
O Studio Wave o considera o banco mais longo do Reino Unido, porém, com o tempo, a estrutura poderá se tornar a maior do mundo.
Via Plataforma Urbana.