O curso livre “Arquitetura Paulistana”, promovido pela Escola da Cidade e pelo arquiteto Marco Artigas, chega ao seu quarto módulo, com início em abril, desbravando projetos de arquitetura relevantes da cidade de São Paulo.
A cada aula, o organizador Marco Artigas convida um arquiteto para apresentar sua obra aos alunos inscritos. O curso se estende ao longo do semestre, com visitas quinzenais, sempre aos sábados de manhã, e é aberto a todos os interessados, pois a proposta é mostrar arquitetura para todos, arquitetos e não arquitetos.
As aulas são inspiradas na disciplina ‘Escola Itinerante’, parte integrante do currículo da Escola da Cidade, que promove viagens de estudo de arquitetura no Brasil e no mundo.
Arquitetura Paulistana - Módulo 4 - Programação
De 11 de abril a 27 de junho - total de 6 aulas (o deslocamento até a obra é de responsabilidade dos alunos)
Obras
A escolha das obras tem como ponto de partida a sua relação com a cidade, as diferentes escalas de construção e os diversos usos dos edifícios. O curso considera a diferença de características entre as obras o ponto fundamental para uma interpretação mais livre e abrangente da arquitetura e do urbanismo.
Convidados Módulo 4
Aula inaugural dia 11/04, com o arquiteto Eduardo de Almeida.
Outros arquitetos confirmados:
- Marina Grinover
- Ciro Pirondi
- Luciano Margotto
- Adriana Levisky e Anna Julia Dietzsch
Custo do curso
- Público externo: R$ 340,00
- Alunos, ex-alunos e professores da Escola da Cidade: R$ 280,00
- OBS. As aulas serão fechadas conforme disponibilidade dos convidados e poderão sofrer alterações ao longo do curso.
Marco Artigas
Formado em arquitetura pela Escola da Cidade, em 2006, e pós-graduado em arquitetura pela Universitat Politècnica de Catalunya (Barcelona), em 2009, com tese orientada por Josep Maria Montaner. Foi Professor Assistente na disciplina de Projeto para o primeiro ano na Escola da Cidade, das turmas de 2011-12. Participou como arquiteto em projetos do escritório Piratininga Arquitetos Associados, tais como: Biblioteca Mário de Andrade, Praça dos Museus da USP e Instituto de Tecnologia de Desenvolvimento Sustentável da Vale do Rio Doce, esses dois últimos projetos em colaboração com o arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Trabalhou no escritório Josep Ferrando Architecture (Barcelona), participou de estágio no Centro de Tecnologia da Rede Sarah (Salvador-Bahia), com o arquiteto João Filgueiras Lima (Lelé). Atualmente trabalha no seu próprio escritório, desenvolvendo projetos de arquitetura e urbanismo.
Inscrição
A inscrição é feita pelo site da Escola da Cidade: www.escoladacidade.edu.br.
Mais informações:
- Escola da Cidade: (11) 3258-8108 / cezarbrigatti@escoladacidade.edu.br
- Página do curso no facebook ou acompanhe pelo instagram