Fotografia e Arquitetura: Montse Zamorano

Nossa série Fotografia e Arquitetura apresenta desta vez a arquiteta espanhola Montse Zamorano que, após viver um ano em Xangai, decidiu se dedicar à fotografia de arquitetura. Atualmente Zamorano reside em Nova Iorque, onde faz o curso de Master in Branding na School of Visual Arts. Entre seus clientes de fotografia e vídeo estão alguns escritórios internacionais de renome, como Foster and Partners, Álvaro Siza e Héctor Fernández Elorza.

Leia a seguir uma entrevista exclusiva com a arquiteta e fotógrafa:

Parque Venecia em Zaragoza. Héctor Fernández Elorza/HFE Arch+ Manuel Fernández Ramírez. Imagem © Montse Zamorano
Parque Venecia em Zaragoza. Héctor Fernández Elorza/HFE Arch+ Manuel Fernández Ramírez. Imagem © Montse Zamorano

Quando começou a fotografar arquitetura?
Sempre gostei de fotografia. Durante os anos na universidade gostava muito de fotografar maquetes e edifícios nas viagens de estudo. Pouco depois, comecei a realizar alguns pequenos trabalhos e a colaborar com a revista Arquitectura Viva de Madri. Logo após minha graduação, trabalhei como arquiteta na China e, ao mesmo tempo, realizei fotografias da evolução construtiva do Pavilhão da Espanha na Expo Xangai 2010. Foi o momento em que me dei conta de que queria me dedicar exclusivamente à fotografia de arquitetura.

Pavilhão da Dinamarca na Expo Xangai 2010. Imagem © Montse Zamorano

Você é arquiteta?
Sim

O que te agrada em fotografa arquitetura?
Traduzir e sintetizar visualmente ao máximo as ideias do arquiteto, buscar novas formas de comunicação e ferramentas, como o branding, que acrescentam valor à arquitetura.

Facultade de Biología Celular e Genética em Alcalá de Henares / Héctor Fernández Elorza/HFE Arch. Imagem © Montse Zamorano

Como resumiria seu trabalho?
Enquanto fotografo, não posso ter pressa. Além disso, considero muito importante ter contato direto com o arquiteto para compreender as ideias e intenções por trás de sua obra.

Facultade de Biología Celular e Genética em Alcalá de Henares / Héctor Fernández Elorza/HFE Arch. Imagem © Montse Zamorano

Arquiteto favorito?
Depende do ponto de vista. Le Corbusier me parece ter sido um arquiteto muito completo e Mies van der Rohe mudou a arquitetura.

Obra favorita?
Stahl House de Pierre Koening.

Cortesia de Dale East

Artista ou estúdio de visualização de arquitetura favorito?
The Seventh Art.

Como você se mantém atualizada do que está acontecendo na indústria?
Através da Internet, revistas e conversando com meus companheiros arquitetos.

Escola de Vela de Sotogrande em Cádiz. Héctor Fernández Elorza/HFE Arch + Carlos García Fernández . Imagem © Montse Zamorano

Que programas você utiliza?
Utilizo basicamente o Adobe Photoshop.

Que hardware você utiliza?
Plataforma Mac.

Como definiria seu estilo?
Busco evitar enquadramentos que criem uma ideia de algo espetacular ou que sejam desnecessários, mas não considero isso um estilo em si. O que caracteriza minha fotografia é a adaptação às necessidades de cada projeto em cada momento.

Recuperação da Torre Árabe em Riba de Saelices, Guadalajara. Imagem © Montse Zamorano
Sobre este autor
Cita: Santibañez, Danae. "Fotografia e Arquitetura: Montse Zamorano" [Fotografía de Arquitectura: Montse Zamorano] 18 Mar 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763915/fotografia-e-arquitetura-montse-zamorano> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.