Após a mal sucedida tentativa de construir a Casa Errázuriz no balneário de Zapallar, Chile, esta é a única casa construída por Le Corbusier na América Latina. Estamos falando da Casa Curutchet, encomendada ao arquiteto franco-suíço pelo médico Pedro Domingo Curutchet e construida em La Plata, Buenos Aires, em 1955.
Coordenada da Argentina por Amancio Williams, Simón Ungar e Alberto Valdés, a casa Curutchet passou de residência e consultório médico à sede do Colegio de Arquitectos de la Provincia de Buenos Aires (CAPBA) a partir de 1992, cinco anos após ser declarada patrimônio nacional da Argentina. Passados 60 anos de sua construção, um intenso processo de restauro pretende valorizar essa histórica edificação.
Mais detalhes a seguir.
Projeto genuinamente modernista, a casa Curutchet é um fiel arauto dos cinco pontos de Le Corbusier para uma nova arquitetura: construção sobre pilotis, planta livre, terraço jardim (quinta fachada), fachada livre e janelas em fita. Além disso, o projeto foi concebido em função das proporções humanas ideais, isto é, o Modulor, e não as normas argentinas da época.
Construída com lajes de concreto armado de 40 centímetros de espessura apoiadas sobre colunas cilíndricas também de concreto, o Colégio de Arquitectos de la Provuncia de Buenos Aires, junto à companhia Tersuave, inaugurou em janeiro os resultados do restauro da primeira obra de Le Corbusier na América, realizada quase uma década antes do Centro de Artes Visuais Carpenter em Massachusetts, EUA.
Entrevistado pelo jornal argentino La Nación, Julio Santana, diretor da casa Curutchet, explicou o processo:
"A proposta de valorização envolveu um processo de limpeza, remoção e reparação das superfícies internas e externas. Em seguida foi realizada a preparação das paredes e forros, em coordenação com a Tersuave. Também foram efetuadas outras obras, como a reabilitação do porão, da lavanderia e do banheiro, e está para terminar a obra da garagem - lugares sem acesso público nos últimos vinte anos."
O próximo passo é criar um centro de documentação tanto do edifício como da obra de Le Corbusier, explicou Santana.