A proposta para a torre residencial na East 37th Street, em Nova Iorque, projetada pelo escritório Perkins+Will, foi finalmente divulgada. Exibida ao público pela primeira vez em Cannes, França, durante o MIPIM, onde recebeu o "Future Projects Award", a torre de 210 metros de altura ostenta uma fachada reluzente e angular organizada por cinco núcleos de serviços compartilhados e jardins abertos.
Saiba mais sobre o projeto de Perkins+Will a seguir.
"A ideia é criar um novo tipo de ecossistema de relações sociais em uma torre esbelta", disse Scott Allen, arquiteto e designer associado do escritório Perkins+Will.
"Em vez de oferecer aos moradores varandas pequenas, quase inutilizáveis, como vemos na maioria dos edifícios, os residentes poderão desfrutar de grandes terraços coletivos, que são o tipo de espaços sociais e interativos em demanda hoje em dia", continuou Allen.
Os espaços coletivos e acessíveis variam de salas para eventos e áreas para cozinhar até estúdios privativos para a prática de ioga, terraços jardins, academias, um cinema externo, um observatório e uma piscina na cobertura.
"A estrutura e a organização da torre são igualmente inovadoras. Com uma planta completamente flexível e adaptável, todo o sistema estrutural - uma grelha metálica cujos componentes têm 43cm x 48cm de seção - se desloca para o perímetro externo, com exceção do núcleo de concreto. Essa estrutura híbrida de aço e concreto permite a flexibilidade das unidades e reduz o tamanho do núcleo em 50%", disse Robert Goodwin, diretor da sede nova-iorquina do escritório Perkins+Will.
Embora o projeto ainda esteja sendo desenvolvido, a conclusão da obra está prevista para o final de 2017.