Entre o dia 01 e 19 de fevereiro desse ano, uma empresa chinesa de elementos pré-fabricados ergueu, na cidade de Changsa, a torre Mini Sky City, um arranha-céu de 200 metros de altura e 57 pavimentos - isto é, três pavimentos por dia -, com capacidade para 4 mil trabalhadores e 800 apartamentos residenciais.
Com o histórico de quebrar recordes na construção civil, a Broad Sustainable Building - companhia encarregada da construção do arranha-céu - afirma que 95% dos componentes construtivos do edifício de 180 mil metros quadrados foram pré-fabricados e, posteriormente, montados no local por 1.200 operários.
Assista ao vídeo da construção, a seguir.
Utilizando a menor quantidade possível de concreto no processo de pré-fabricação e montagem, o Mini Sky City conta com um módulo de 60 metros quadrados que reúne as infraestruturas de calefação, eletricidade, água, esgoto e ventilação.
Em 2010 a companhia chinesa começou a quebrar recordes ao construir, para a Expo Xangai, um edifício de seis pavimentos em apenas um dia. Naquele mesmo ano a empresa construiu o Ark Hotel de 15 pavimentos em seis dias e, no ano seguinte, a T30 Tower, de 30 andares, em apenas 15 dias.
Em uma entrevista realizada em 2014, Zhang Yue, CEO da Broad Group, afirmou que o Mini Sky City seria "cinco vezes mais energeticamente eficiente que um edifício convencional, utilizando camadas de isolamento de 20 centímetros de espessura e painéis de vidro quádruplo." Diante da pergunta sobre o que diferencia seu processo construtivo dos demais, Yue afirmou que "a construção convencional está para a montagem de um carro em uma garagem assim como nossa abordagem está para a linha de montagem [...] Na China, a maioria das construções utiliza o concreto pois é o padrão e todos estão familiarizados com isso, (no entanto), Sky City será construído sobretudo com aço, do qual 90% pode ser reutilizado."
Via Shanghaiist, The Telegraph e Broad