![](https://images.adsttc.com/media/images/551d/4d6f/e58e/cef2/4700/0104/medium_jpg/primera-ciclovia-copenhague-528x393.jpg?1427983724)
Em 1892 teve início a construção da primeira ciclovia da Dinamarca, localizada na Rua Esplanaden, em Copenhague. A obra foi inaugurada em 1896, sendo uma das vias exclusivas para ciclistas mais antigas do mundo.
A partir deste feito, considerado um marco na mobilidade da cidade, foram realizados outros projetos que buscaram fomentar o uso da bicicleta como meio de transporte urbano, contribuindo para tornar a capital dinamarquesa mundialmente reconhecida por sua cultura do ciclismo.
Veja, a seguir, mais informações sobre os primeiros projetos cicloviários em Copenhague.
Escola de Ciclismo para Mulheres
![](https://images.adsttc.com/media/images/551d/4d8b/e58e/cef2/4700/0106/medium_jpg/escuela-ciclista-mujeres-copenhague-dinamarca-fines-1800-528x379.jpg?1427983752)
Essa imagem do arquivo histórico da cidade mostra como, já no início do século XIX, as mulheres frequentavam uma escola de ciclismo.
Federação de Ciclistas Dinamarqueses
![](https://images.adsttc.com/media/images/551d/4d7d/e58e/cef2/4700/0105/medium_jpg/ciclista-danesa-1905-528x392.jpg?1427983738)
Em 1905, com o objetivo de exigir a construção de ciclovias nas ruas, foi fundada a Federação de Ciclistas Dinamarqueses. Naquela época, o automóvel ainda não dominava todo o espaço público, quem o fazia eram as carroças de tração animal, cujos donos se opunham às ciclovias.
No entanto, em 1900 foi realizada a contagem do número de carruagens e ciclistas: o resultado foi esmagador, 18 carruagens contra 9.000 ciclistas percorriam as ruas da cidade diariamente. Esses números serviram de respaldo para que, dois anos depois, fosse construída uma ciclovia de 3 metros de largura.
Mapa com a infraestrutura cicloviária de Copenhague
![](https://images.adsttc.com/media/images/551d/4e0f/e58e/ce84/5e00/010b/medium_jpg/mapa-infraestructura-ciclista-copenhague-1916-442x530.jpg?1427983883)
Em 1916, a capital dinamarquesa já contava com uma boa infraestrutura para o contingente de bicicletas, que era representada nos mapas da cidade. Nos anos seguintes, essa infraestrutura continuou crescendo, configurando uma rede em 1935, como se observa no mapa a seguir.
![](https://images.adsttc.com/media/images/551d/4e07/e58e/cef2/4700/0107/medium_jpg/mapa-infraestructura-ciclista-copenhague-1935-466x530.jpg?1427983876)
Hora do rush para os ciclistas
![](https://images.adsttc.com/media/images/551d/4d92/e58e/ce84/5e00/010a/medium_jpg/hora-punta-en-copenhague-por-mikael-colville-andersen-via-flickr-528x258.jpg?1427983759)
"A necessidade de uma ciclovia era tão óbvia em 1955 como em 2015." Comenta Mikael Colville-Andersen sobre essa imagem registrada em 1955, que mostra os ciclistas durante a hora do rush no bairro de Østerbro, em Copenhague.
Ciclovias
![](https://images.adsttc.com/media/images/551d/4d85/e58e/ce84/5e00/0109/medium_jpg/construccion-ciclobandas-copenhague-1980-528x392.jpg?1427983745)
Ainda que não existam muitas explicações sobre o motivo, entre os anos 50 e 60 foi eliminada boa parte da infraestrutura cicloviária.
No entanto, no início dos anos 80 foi iniciada a reconstrução das faixas, porém, diferentemente das anteriores, estas eram segregadas dos automóveis.
Ciclovias de 1915 nos dias de hoje
![](https://images.adsttc.com/media/images/551d/4d76/e58e/ce84/5e00/0108/medium_jpg/ciclovia-copenhague-1915-y-2015-373x530.jpg?1427983730)
As imagens acima foram registradas na mesma rua do bairro Østerbro em 1915 e no ano presente. Em ambas fotos aparece a ciclovia por onde passam hoje 20 mil ciclistas todos os dias.
Via Plataforma Urbana.