Os escritórios Mecanoo e Martinez + Johnson Architecture divulgaram imagens de seu projeto preliminar para a modernização da Martin Luther King Jr. Memorial Library - única biblioteca projetada por Mies van der Rohe. A proposta da equipe busca "melhorar Mies de um modo 'miesianamente' contemporâneo".
"Embora não sejam conclusivas, essas imagens demonstram as incríveis possibilidades de transformação desse edifício histórico em um centro de aprendizagem, inovação e engajamento para a região", comentou a assessoria de imprensa da biblioteca. Veja algumas imagens e mais informações sobre o projeto, a seguir.
Dos arquitetos: A Martin Luther King Jr. Memorial Library em Washington, D.C. está abrigada em um edifício icônico de 37 mil metros quadrados inaugurado em 1972. Esta é a única biblioteca projetada pelo mestre modernista Mies van der Rohe. Nessa obra, transparência e luz agem como uma metáfora para liberdade e conhecimento, os mesmos princípios dos ensinamentos de Martin Luther King.
A proposta do Mecanoo para a biblioteca gira em torno do respeito pela arquitetura original, ao passo que busca-se transformar o edifício em uma biblioteca moderna que reflita o foco nas pessoas, celebrando a troca de conhecimento, ideias e cultura.
O Mecanoo, juntamente com o escritório local Martinez+Johnson Architecture, transformará a entrada principal e dois núcleos adjacentes em pontos focais, criando novos espaços e permitindo a entrada de mais luz natural no interior do edifício. A proposta não compromete a compreensão da obra de Mies, mas, em vez disso, estabelece uma elegante composição com escala e densidade distintas, criando uma relação com o edifício e o contexto urbano.
A eliminação estratégia das paredes de alvenaria do perímetro que conectam o edifício com o espaço público circundante, a introdução de linhas claras de sinalização para as atividades no edifício, e a incorporação de novos espaços para programas que sirvam melhor à comunidade são algumas das mudanças na nova biblioteca.
A fachada de vidro serve agora tanto às pessoas como aos livros. Até mesmo a cobertura se tornou um jardim contemporâneo. Dele, vistas espetaculares conectam o edifício com seu entorno urbano no coração da capital dos Estados Unidos.