O curso livre Confrontos [ideias e práticas urbanísticas] tem por objetivo oferecer uma visão geral das principais teorias do campo de urbanismo e de desenho urbano que permearam a literatura e a prática ao longo do século XX, com foco na atuação do arquiteto urbanista. A premissa é a de que não há uma corrente única, ou pensamento singular, que alcance a complexidade da intervenção urbana. Ao contrário, a atuação na área de urbanismo existe na defesa de uma posição, sobre a qual não há consenso, há conflito.
Por meio de confrontos de ideias de diferentes autores, buscaremos investigar as precedências e mostrar as relações entre estes, às vezes sinérgicas, às vezes em oposição, possibilitando assim que o aluno se posicione de maneira crítica em sua atuação profissional, também, via projeto.
Metodologia
As aulas serão feitas por meio de aulas expositivas seguidas de debate, além de dois exercícios de projeto em campo. Para cada uma, dois professores tomarão posições de distintos autores, de acordo com publicações e literatura relevantes, demonstrando este confronto para temas semelhantes na esfera urbana. Além da carga teórica, os alunos serão incitados a utilizar de ferramentas de desenho que suportem seus argumentos.
Objetivos
Ao final do curso, os estudantes devem estar aptos a:
- Entender basicamente algumas das principais linhas de pensamento do urbanismo no último século;
- Apresentar visão crítica sobre o espaço urbano e sua complexidade do ponto de vista da intervenção pelo projeto;
- Apresentar posição crítica frente a projetos que envolvam a escala urbana;
- Defender uma posição frente a problemas urbanos através de ferramentas de desenho;
Custo Total
- Público externo: R$ 340,00
- Alunos, ex-alunos e professores da Escola da Cidade: R$ 280,00
As aulas poderão sofrer alterações ao longo do curso e não poderão ser pagas isoladamente.
Cronograma
- 25/04/2015 - Aula 1: Broadacre City VS Cité Radieuse (manhã)
- 25/04/2015 - Aula 2: Jane Jacob Vs. Robert Moses (tarde)
- 09/05/2015 - Aula 3: Prestes Maia x Ulhôa Cintra x Saturnino de Brito (manhã)
- 09/05/2015 - Aula 4: Workshop de Desenho em Campo (tarde)
- 23/05/2015 - Aula 5: Aldo Rossi Vs. Rem Koolhaas (manhã)
- 23/05/2015 - Aula 6: Oswald Ungers VS. Colin Rowe (tarde)
- 13/06/2015 - Aula 7: a definir (confronto brasileiro) (manhã)
- 13/06/2015 - Aula 8: Workshop de Projeto em Campo (tarde)
- 20/06/2015 - Aula 9: Apresentação dos projetos
- 20/06/2015 – Montagem e impressão dos livretos
- Exposição dos trabalhos
Hugo Serra é graduado pela UNESP-Bauru, com pós-graduação em Housing & Urbanism pela Architectural Association de Londres. Tem sete anos de experiência no mercado imobiliário desenvolvendo projetos de urbanização e loteamento pela empresa Alphaville Urbanismo. Dentre os projetos desenvolvidos, destacam-se os Núcleos Urbanos, glebas com dimensões de pequenas cidades e caráter de uso misto onde áreas comerciais, empresarias e de serviços são desenvolvidas concomitantemente com produtos residenciais.
Pedro Vada é arquiteto e urbanista graduado em 2008 pela Escola da Cidade. Na mesma instituição cursa a pós-graduação em Arquitetura, Educação e Sociedade e colabora como professor auxiliar na sequência de Urbanismo. Desenvolveu projetos e planos urbanos com o setor público e privado destacando as Prefeituras de São Paulo, de São Bernardo do Campo e São José dos Campos, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e SABESP. Trabalha também como Editor de Projetos no site ArchDaily e suas plataformas.
Para mais informações sobre o curso e para realizar sua inscrição, acesse a página do Confrontos [ideias e práticas urbanísticas].