Yon ho Shin e John Randle foram anunciados como vencedores do "The Lake Isle of Innisfree", um concurso de projetos organizado no início deste ano como parte do festival Yeats2015. Com sede em Londres e Daegu (Coreia do Sul), a dupla de arquitetos propôs o projeto "Square Moon", uma instalação de luz para a ilha irlandesa onde Yeats escreveu seu poema homônimo em 1892, e do qual o concurso toma seu nome.
Combinando uma robusta estrutura de alumínio com lanternas reluzentes, Square Moon é notável por sua simplicidade. Localizada ao longo da costa da ilha, a intervenção foi concebida como um farol pra auxiliar a navegação das embarcações. A proposta vencedora de Ho Shin e Randle será temporariamente instalada na Ilha de Innisfree para o Dia de Yeats, comemorado no dia 13 de junho, como um "presente" para este que seria o 150° aniversário do poeta.
Após o fim do festival, a estrutura será relocada no campus de IT Sligo, onde será instalada permanentemente.
"O Instituto tem o prazer de ajudar a criar este legado cultural importante em um ano tão especial para Yeats", disse o professor Vincent Cunnane, Presidente do IT Sligo. "Temos a honra de ser o lar permanente dessa nova e criativa instalação. O Instituto espera que sua presença no campus ajude a fomentar uma conexão duradoura entre Yeats e nossos jovens estudantes."
O concurso para a escolha do projeto vencedor foi divulgado em janeiro e as propostas foram analisadas no final de março.